Santos e Santas › 24/06/2023

São João Batista: quem foi?

São João Batista batizando Jesus.

São João Batista é uma das figuras mais proeminentes da história cristã e uma das mais veneradas pela Igreja Católica e outras denominações cristãs.

João Batista foi um profeta que pregou a mensagem do arrependimento e da transformação, preparando o caminho para a chegada de Jesus Cristo. O seu papel na história cristã é fundamental para compreender a mensagem de amor e esperança que Jesus trouxe ao mundo.

Nasceu em Ein Karem, um povoado perto de Jerusalém, em cerca de 4 a.C. Sua mãe, Isabel, era parente próxima de Maria, mãe de Jesus. João cresceu no deserto e pregava a mensagem do arrependimento e da transformação, convidando as pessoas a se prepararem para a chegada do Messias. Sua vida foi dedicada a anunciar a boa nova do amor de Deus e a chamar as pessoas a se arrependerem pelos seus pecados.

Uma das suas características mais marcantes era a sua humildade e simplicidade. Mesmo sendo conhecido como um dos maiores profetas da história, ele nunca se considerou maior do que ninguém. João Batista sempre soube que a sua missão na Terra era apenas preparar as pessoas para a chegada de Jesus, o verdadeiro Messias, e agia com humildade e sabedoria em tudo o que fazia.

Também tinha um compromisso inabalável com a verdade. Ele não hesitava em denunciar aqueles que agiam contra a justiça e a moralidade, mesmo quando isso lhe custava a vida. Foi assim que ele acabou sendo preso e decapitado a pedido de Herodes Antipas, governante da Galileia, após ter condenado o adultério dele com Herodíades, esposa de seu irmão.

Através dos seus ensinamentos e da sua vida, São João Batista deixou um legado poderoso para a Igreja Católica e para todos que buscam seguir a mensagem de Jesus Cristo. A sua importância para a história cristã está diretamente ligada à sua mensagem de arrependimento, transformação e amor ao próximo. Sua vida nos ensina que a humildade, a simplicidade, a coragem e a verdade são virtudes fundamentais para uma vida cristã autêntica.

Em resumo, São João Batista é uma figura central para a Igreja Católica e para a história cristã. Sua vida e mensagem são uma fonte de inspiração para todos que buscam viver de acordo com os ensinamentos de Jesus, motivando-nos a buscar a humildade, a simplicidade, a coragem e a verdade em nossas vidas.

Viva a São João!

Dá uma conferida nas nossas mídias!

Fique por dentro de tudo que acontece na nossa paróquia!