Notícias › 20/08/2012

Semana vocacional e encontro com os crismandos

Caros irmãos e irmãs, em Cristo, que a Paz e o Bem estejam com cada um de vocês.

Gostaríamos, desde já, de manifestar o nosso agradecimento a toda a Paróquia São Pedro Apóstolo, de Gaspar, pela acolhida e apoio que recebemos durante os dias 30 de julho a 04 de agosto. Tempo que nós, Frei Robson e Frei Weliton, estudantes de Petrópolis, Rio de Janeiro, estivemos nesta paróquia, realizando a semana vocacional, finalizada com o encontro dos crismandos, no sábado, dia 04 de agosto.

Durante a semana, visitamos todas as turmas de catequese do centro da cidade, e da comunidade Santa Terezinha, conversando com os jovens a respeito dos valores necessários para uma vida digna dos Filhos de Deus. Conversávamos sobre os diversos problemas que afetam a nossa sociedade e acabam complicando, principal e primeiramente, a juventude. Falávamos das consequências que uma vida desregrada tem, e enfatizávamos a importância da família.

Aproveitávamos o tempo que tínhamos com cada turma para transmitir uma nova perspectiva de vida. Uma vida que busca um encontro mais próximo com o amor de Deus. Mostrávamos aos nossos jovens o exemplo de SÃO FRANCISCO DE ASSIS, e como esse exemplo de vida poderia ser vivido por cada um. Anunciávamos que os nossos jovens poderiam fazer parte desta forma de vida e que poderiam juntar-se a nós, os freis franciscanos, e dedicarem suas vidas no anúncio do Evangelho, do amor de Deus e da fraternidade.

Foi um momento bom e, com a benção de Deus, dará seus frutos.

Aproveitamos a oportunidade deste nosso informativo, para destacarmos, também, um pouco do encontro com os crismandos, no dia 04 de agosto. Nesse encontro, contamos com o auxílio de mais dois freis estudantes de Petrópolis: Frei Alex Ferreira da Silva e Frei André Henriques, que estavam, durante a semana, realizando um trabalho semelhante de visitas em Blumenau.

Esperamos que este dia tenha ficado marcado na vida de cada um dos crismandos da Paróquia São Pedro, como ficou na nossa caminhada dos freis.

Eram mais de 180 crismando. Tivemos o dia todo de encontro, que foi ocupado com palestras, reflexões em grupos, leitura da Bíblia, apresentação de algumas parábolas bíblicas em forma de teatro, reflexão sobre as parábolas – o que elas falam para cada jovem. Buscamos motivar para que os jovens falassem a eles mesmos sobre Deus e o Amor que Deus tem por cada um.

Acreditamos que nosso objetivo tenha sido alcançado. Desejávamos que os jovens se encontrassem e pudessem se conhecer, e, enquanto estivessem juntos, pudessem falar de Deus.

Não poderíamos deixar de destacar que este dia só foi possível graças ao apoio que recebemos do conselho e da coordenação da catequese da paróquia, dos catequistas, da comunidade Nossa Senhora Aparecida que nos recebeu e de todos os demais, sem esquecer-se daqueles que passaram o dia na cozinha. Desde a sexta-feira nossos colaboradores estavam preparando as cucas. No sábado preparando todas as refeições…

Caros irmãos e irmãs, através deste informativo, manifestamos a cada um de vocês, mais uma vez, nossos sinceros agradecimentos. E destacamos nossa infinita gratidão aos freis da Paróquia São Pedro: Frei Germano, Frei José e Frei Laerte, que não mediram esforços para nos apoiarem naquilo que precisávamos para a organização deste dia.

Fiquemos com a Paz e o Bem de Cristo!

Frei Robson Luiz Scudela
Frei Weliton Bortolon