Print This Page

Complexo Cristo Rei vai ganhar novo espaço

13 Setembro 2018 14:17:00
Alterações no projeto foram apresentados à comissão paroquial e a imprensa. (foto: Kássia Dalmagro / Jornal Metas)

Projeto terá início com a demolição de um dos prédios

A obra do Passeio São Pedro, que será erguido no Complexo Cristo Rei, no Centro de Gaspar, deve sair do papel nos próximos dias. Nesta semana, foram feitas as últimas mudanças e adaptações no projeto e agora os trabalhos no local já podem começar. A área pertence à Paróquia São Pedro Apóstolo e a nova edificação será construída no espaço onde hoje funciona um estacionamento para veículos, além do espaço de bebidas e churrasqueira, utilizados durante a tradicional festa do padroeiro. Por isso, o primeiro passo será a demolição dessa construção, que deve acontecer na próxima semana se o tempo colaborar. Já o início da construção está previsto para outubro e a expectativa é que ela seja finalizada em sete meses. O objetivo, segundo o pároco, frei Paulo Moura, é que a Festa de São Pedro de 2019 já seja realizada na nova estrutura.

“É uma obra ousada, futurista e moderna, assim como foi a construção da nossa Igreja Matriz. O novo prédio é uma necessidade, pois a atual estrutura está com as condições físicas comprometidas e iria precisar de grandes melhorias”, ressalta frei Paulo. Ele explica que o projeto também tem a intenção de beneficiar a comunidade em geral, tornando-se um espaço de lazer para as famílias e também para a realização de eventos, reuniões e formações da paróquia. “É um espaço que encontra-se no coração de Gaspar. A cidade merece uma obra como esta”, defende.

De acordo com frei Paulo, o projeto do Passeio São Pedro começou a ser discutido ainda em 2016 mas foi somente em julho do ano passado que a ideia foi amadurecida. Para pensar e elaborar as mudanças, uma comissão foi formada com integrantes do Conselho Pastoral Paroquial (CPC), empresários, profissionais técnicos e voluntários da comunidade. “É importante frisar que este é um projeto comum e que esta união é o que torna possível sua execução”, afirma.

O projeto foi feito pela equipe da FG Empreendimentos e prevê a construção de um prédio de quatro pisos, sendo um deles subsolo. A construção, de 5.965m², irá contemplar espaços para a instalação de lojas, praça de alimentação, auditório e salas de reuniões. No local, será possível realizar eventos para até 250 pessoas. Além disso, também está prevista toda a revitalização do Salão Cristo, que será ligado ao novo prédio por uma passarela.

Voluntária há quase 60 anos na Festa de São Pedro, Lídia Nagel,de 76 anos, ressalta a importância da obra. Segundo ela, as melhorias são fundamentais. “A obra não será importante apenas para os dias de hoje, mas também para o futuro. O Passeio de São Pedro trará mais conforto e segurança à comunidade. Nosso espaço atual já não atende mais as demandas da paróquia”.

Etapas

As obras, porém, serão executadas em etapas. A prioridade será construir o prédio, para depois executar a passarela e reforma do salão, bem como os detalhes da parte externa. Conforme explica o tesoureiro do CPC, José Antonônio da Costa, ainda não há previsão para a conclusão total da obra. Os valores também não foram repassados. “Primeiro vamos construir o prédio e, para isto, já temos os recursos necessários. A ideia é dar sequência aos trabalhos conforme a arrecadação das verbas. Não podemos prejudicar o orçamento da paróquia”, ressalta. A demolição da atual edificação será feita pela equipe da secretaria de Obras e alguns materiais, como madeira e telha serão utilizados para a construção de uma garagem, para proteger maquinários. 

Fonte: Jornal Metas

************

Atualizado em: julho/2018

Um novo Complexo Cristo Rei: um projeto corajoso para um povo destemido!

Há algum tempo o povo de Gaspar sente que o Complexo Cristo Rei, que abrange o Salão de Festas, Estacionamento, Cozinhas, Churrasqueira e Espaço de Bebidas, devido as suas condições físicas comprometidas; já não correspondem às demandas atuais da Paróquia, em especial diante dos eventos que ali ocorrem, o mais importante deles, a Festa do Padroeiro São Pedro. Diante destas questões, os freis juntamente com leigos engajados da paróquia vêm pensando em algumas soluções que possam redimensionar o espaço físico do local de modo a otimizar esse importante espaço que se encontra no coração de Gaspar. A ideia desse projeto surge como forma de também ser um espaço de lazer para nossas famílias e outros tipos de eventos da Paróquia, como formações e reuniões.

Com o apoio dos freis da Fraternidade de Gaspar, organizou-se uma comissão para pensar e elaborar ideias que pudessem dar vida aos anseios e necessidades que se sentem necessários num espaço tão valorizado e que precisava de uma “repaginada”. Com a ajuda de profissionais competentes, com destaque ao apoio da FG Empreendimentos e sua equipe da arquitetura, várias ideias começaram a surgir. Ao longo de muitas reuniões, fóruns e discussões chegou-se a uma conclusão deste arrojado e ousado projeto para o novo Complexo Cristo Rei.  

         Liderada pelo Pároco Frei Paulo, juntamente com o apoio dos frades da Fraternidade de Gaspar, Frei Carlos Ignacia e Frei Lindolfo Jaspers; a comissão conta com os seguintes nomes: Nivaldo Schmitz, Roseli de Borba, José da Costa (Zeca), Leonor Darós, Lídia Nagel, Neusa Isensee, Roberto Tonholi (Beto), Renato Beduschi, Hamilton Krauss, Francisco Graciola (Chico) e Andres Juan Bandeo.

Contando com novos espaços, modernização da infraestrutura existente e um aumento do retorno financeiro; este projeto, visa, sobretudo; dar à comunidade gasparense um espaço de eventos digno da grandeza e generosidade de nosso povo. Por enquanto, o projeto tem o nome de “Passeio de São Pedro”, mas nada ainda definitivo.

No dia 23 de junho, um sábado, Frei Paulo, juntamente com a Comissão do Projeto expuseram-no a toda a comunidade na Igreja Matriz. Todos ficaram admirados com a beleza do projeto que irá dar uma cara nova ao centro de Gaspar, já tão fortemente marcado pela imponência de nossa Igreja Matriz.  O projeto também foi apresentado ao Bispo Diocesano, Dom Rafael Biernaski, e ao conselho da Diocese de Blumenau, todos aprovaram, com louvores, esse belo projeto. Ainda neste ano de 2018 começarão as obras que não serão simples ou fáceis, mas serão uma realidade concreta com a ajuda de uma cidade e um povo que há tempos adora vencer desafios! Avancemos…