Notícias › 23/04/2014

Preparação para a Páscoa

Leonor Daros, especial para este site

Com muita reflexão e imersos na esperança de uma feliz Ressurreição, os catequistas da Paróquia São Pedro Apóstolo, tiveram oportunidade de iniciar sua preparação para a Páscoa, numa Ceia Ágape, organizada pela equipe de coordenação paroquial, no dia 14/04/2014.

Recebidos com cantos de meditação, os catequistas foram preparando-se para reviver o momento em que Jesus reuniu-se com os apóstolos, para celebrar a Última Ceia.

Com o Evangelho de Lc 15,11-32, que relata a parábola do Pai Misericordioso, Frei Paulijacson, permitiu, a nós catequistas, rever nossos conceitos sobre o julgamento que emitimos perante nossos catequizandos e às pessoas em geral.

Voltando nosso olhar sobre o relato e, analisando as nossas atitudes, constatamos que não temos a mesma generosidade do Pai, representado na parábola.

Valorizamos somente o filho mais velho que se julga melhor porque sempre esteve com o Pai. Não percebemos que sua atitude é de indignação quando este acolhe o filho mais novo, que volta arrependido.

Não temos, nós catequistas, as mesmas atitudes do filho mais velho, com os catequizandos que não correspondem às nossas expectativas?

Esquecemos facilmente que Deus, nosso Pai, é misericordioso e complacente e que está sempre de braços abertos para acolher os que erram.

Interiorizando um pedido de perdão, fomos convidados a estender nossas mãos sobre a Bíblia e em seguida, lavá-las, simbolizando o arrependimento e a purificação.

A quem desejasse, também foi possível realizar a confissão individual na presença de nosso Pároco, Frei Germano.

Celebrando o ritual e relembrando as palavras de Jesus, na Última Ceia, “Façam isto em minha memória”, foi servida a Ceia Ágape com Pão Ázimo, o cordeiro, as ervas amargas e o vinho.

Que a oportunidade de celebrar e a confraternização vivida, nesta noite tão significativa, fortaleça e encoraje cada catequista na sua missão de anunciar a Boa Nova do Cristo Ressuscitado, a todos os catequizandos.