PJ lança subsídio de preparação para o 10º Encontro Nacional

Em ritmo de preparação para o 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ), que será realizado de 8 a 15 de janeiro de 2012, em Maringá-PR, está sendo lançado um subsídio para grupos de jovens. O material está disponível para download no hotsite www.pj.org.br/enpj e possui três roteiros de reunião e uma celebração.

O roteiro da celebração propõe a construção e o envio de um retalho de pano com os sonhos dos jovens . Durante o 10º ENPJ os retalhos serão unidos formando uma grande colcha, simbolizando os sonhos da juventude brasileira.

O subsídio foi desenvolvido a partir da reflexão do tema, “Somos Igreja Jovem”, do lema, “Na ciranda da vida, a nossa missão é amar sem medida”, e da iluminação bíblica, “Ele, tendo amado os seus, amou-os até o fim” (Jo 13, 1).

Subsídio de preparação para o 10º ENPJ (5.82 MB)

Pela primeira vez no sul

Realizado a cada três anos, o Encontro Nacional é um momento em que a Pastoral da Juventude se reúne para refletir, partilhar e celebrar a vida e a caminhada dos grupos de jovens.

É a primeira vez que o encontro será realizado na região sul do país. A previsão é reunir cerca de 600 jovens de todo Brasil, representando a juventude das dioceses onde existe Pastoral da Juventude articulada.

Símbolo

O símbolo do 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude foi construído pela equipe de comunicação local, a partir de uma proposta inicial elaborada pelo jovem Lucas Toshiaki Archangelo Okado, de Maringá.

Usando traços que simulam a impressão de um pincel sobre uma tela de pintura, o símbolo é formado pelo mapa do Brasil e, dentro dele, a imagem da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, cartão postal de Maringá e, também, do estado Paraná, ambos que recebem o ENPJ.

Os traços que formam o mapa do Brasil simbolizam a juventude de todos os cantos do país, com suas diversidades, em uma grande ciranda ao redor do ícone da Catedral, representando a unidade desta “Igreja Jovem” que busca o novo, a Civilização do Amor.

As cores da bandeira nacional reforçam os sentimentos de esperança, de alegria e os sonhos da juventude brasileira. O vermelho da imagem da Catedral chama a atenção para a missão de, a exemplo de Cristo, amar sem medida.

Desta forma, os elementos e a escolha das cores procuram representar de forma simples o sentido proposto pelo tema (Somos Igreja Jovem), lema (Na ciranda da vida, a nossa missão é amar sem medida) e a iluminação bíblica do encontro (Ele, tendo amado os seus, amou-os até o fim (Jo 13, 1)).