Notícias › 16/07/2015

Pinturas retratam paisagens de Gaspar

gaspar-656

Desde segunda-feira (13), o Colégio Universitário, no Centro, tem em suas paredes imagens que retratam um pouco da história de Gaspar. As sete obras fazem parte da exposição “Gaspar, entre montanhas tu estás cidade amiga…”, da artista plástica gasparense Marisete Facchini Girardello. Para fazer os trabalhos, que levaram aproximadamente seis meses, a artista utilizou a técnica da aquarela – uma das mais antigas existentes no mundo. Três das imagens retratam a Igreja Matriz São Pedro Apóstolo em diferentes ângulos; a outra traz a Praça Getúlio Vargas e a prefeitura ao fundo. O gaturamo-verdadeiro, ave-símbolo de Gaspar; um voo de parapente no Morro da Cruz; e o Fazzenda Park Hotel completam o acervo.

“O amor por Gaspar e pela arte. Foram estas paixões que me incentivaram a fazer os trabalhos”, conta a artista. As imagens das obras também podem ser vistas em sete cartões postais, que podem ser adquiridos pelo público. “É uma forma de resgatarmos a história e descobrirmos algumas curiosidades sobre a nossa cidade. Além disso, com os postais, as lembranças podem ser guardadas para sempre”, afirma. Antes de pintar as imagens, Marisete fotografou as paisagens. “Cada uma delas tem uma história”, ressalta.

Toda a dedicação às artes, entretanto, é apenas um hobby para ela – que trabalha como engenheira civil. Para chegar ao talento que tem hoje, Marisete iniciou os estudos em 2005 e, até hoje, segue se aperfeiçoando, com destaque para a técnica de aquarela. “A pintura me fascina, tenho verdadeira paixão pela arte”.

A exposição fica no Colégio Universitário até sexta-feira (17) e, além da comunidade escolar, os trabalhos também podem ser vistos pela comunidade em geral, das 13h às 18h. A diretora do Universitário, Sandra Maria de Aguiar, ficou impressionada ao ver os postais produzidos por Marisete, que também é mãe de um aluno do colégio, e a convidou para expor no educandário. “É uma forma diferente dos alunos conhecerem a cidade onde vivem, além de oportunizar o acesso à arte”. Em breve, a mostra deverá ocupar outros espaços da cidade.

Fonte: Jornal Metas