Pastoral dos Noivos

Desenvolve seu trabalho preparando os noivos para receberem o sacramento do Matrimônio e despertar neles a consciência da importância e do valor deste sacramento. Mostra as responsabilidades dos noivos na formação da família em todos os níveis.

O encontro de noivos é a preparação obrigatória para os casais que vão se casar na Igreja Católica. Eles são preparados pelos membros da pastoral e por casais que já passaram pela mesma experiência. Esses casais dão testemunho de vida familiar, para que sirvam de exemplo paras estes casais.

Objetivo Geral:

Acolher, animar e capacitar os noivos para o Sacramento do Matrimônio e à vida familiar cristã, com preparação imediata e acompanhamento pós-núpcias.

Passos Operacionais:

Curso de Noivos

Inscrição: É feita na secretaria Paroquial, mediante alguns documentos, os noivos recebem uma guia de informações quanto ao curso.

Processo de habilitação Matrimonial: Será feito na secretaria Paroquial mediante apresentação de batistério e comprovante do curso e entrevista com o Pároco.

A Pastoral dos noivos tem como objetivos :

Proporcionar uma reflexão madura e séria a respeito do compromisso que os noivos vão assumir;

Criar laços de amizades entre os casais;

Despertar para a vida de comunidade;

Ajudar a detectar os problemas que prejudicam e até acabam com o casamento, estudando as possíveis soluções;

Despertar os espírito de fraternidade, solidariedade, fé, sentido da vida e o valor da oração;

Pensar com os noivos no tipo de família que desejam formar, nos filhos que virão, na sua educação, nos exemplos lhes darão;

Deixar claro a necessidade do diálogo, da compreensão, da fidelidade, do perdão, da doação, na vida da família;

Ajudar a perceber a necessidade da família ser aberta, inserida na comunidade, na sociedade e no mundo;

Perceber, olhando para o tempo de vida matrimonial dos casais da equipe, que é possível a indissolubilidade do casamento;

Mostrar que a Igreja se preocupa e deseja a felicidade de todos.