Notícias › 12/09/2014

“O Canto litúrgico” é tema de etapa da formação

Com o tema “O Canto Litúrgico”, realizou-se, no dia 31 de agosto de 2014, mais uma etapa de formação para as equipes de Liturgia da Paróquia São Pedro Apóstolo de Gaspar.

Frei Paulijacson deu início ao encontro invocando as luzes do Espírito Santo e agradecendo, antecipadamente, ao Felipe Bohn que seria o assessor da formação.

Prosseguindo, Felipe cumprimentou os participantes dizendo estar ali para partilhar sua experiência adquirida pelos anos de estudo e participação no Coral Santa Cecília de Gaspar e o conhecimento acumulado através das leituras que faz para organizar as missas na Matriz.

Acompanhado do tecladista e regente do Coral Santa Cecília, Dayro Bornhausen, Felipe discorreu sobre a importância da escolha correta dos cantos para cada parte da Celebração Eucarística. Cada momento celebrado tem seu estilo próprio e, por isso, requer um canto que esteja de acordo com o que determina a Liturgia. Enfatizou que antes de escolher os cantos é importante conhecer o conteúdo das leituras bíblicas que serão proclamadas na celebração.

Simulando uma Celebração Eucarística, Felipe, convidou os participantes para cantar, acrescentando às orientações em cada momento celebrado. Observando e ouvindo os participantes cantarem, salientou ainda que não se canta por cantar, o canto deve expressar o mistério de Cristo e a sacramentalidade da Igreja.

Na Liturgia, o canto une as pessoas e dá vida à celebração, como afirma Ione Buyst. Facilita passar de “uma só voz” a “um só coração” e, finalmente, “a uma só alma”, como se vê na espiritualidade das comunidades primitivas (cf. At 4,32).

Na linguagem bíblica e litúrgica, canto se associa ao Espírito Santo, e espírito tem relação com sopro, vento. O Espírito de Deus suscita em nós o “som”, a vibração correta, que nos faz pensar e sentir em uníssono com o próprio Deus. O canto produz, pois a harmonia universal. Assim, podemos dizer que a criação, na sua harmonia, é um canto de louvor a Deus, e a Liturgia, nas palavras de Paulo VI “é o louvor de Deus, na linguagem de um povo orante”. E com razão Bento XVI sublinha que “a música sacra tem que nos levar para outro mundo, para uma nostalgia do transcendente”.

O canto amplia o sentido das palavras e, por outro lado, sonda o mais profundo da interioridade do ser, cativa e faz brotar os sentimentos mais puros e profundos da alma humana. Ele liberta-nos dos limites da palavra, do racionalismo intelectual, do mero conceito, para dar-nos uma projeção do infinito e do indizível, na alegria que faz o coração exultar diante do mistério. É nesse sentido que São Tiago pergunta e, ao mesmo tempo, responde: “Está alguém alegre? Então cante” (Tg 5,13b).

Encerrando o encontro, Frei Germano foi convidado para tecer suas considerações e dar a bênção.

Pela Equipe de Liturgia da Paróquia São Pedro Apóstolo de Gaspar,

Leonor Darós