Notícias › 28/11/2012

Novos diáconos na Diocese

“Ide, pois, fazei discípulos entre todos os povos” (Mt 28,19). O lema da Jornada Mundial da Juventude 2013 foi também o lema escolhido pelos jovens Eduardo Bastos Sérgio Eduardo Campestrini para a sua Ordenação Diaconal. “Escolhemos esta mensagem, visto que somos jovens e estamos vivendo um tempo em que a Igreja está voltada para juventude. É como nossa juventude que queremos servir a Deus na Igreja”.

A celebração, que representa o último passo do seminarista antes do sacerdócio, ocorreu na Catedral São Paulo Apóstolo, em Blumenau.

“A palavra ‘diácono’ vem do grego (diakonos/diakonia), que significa serviço, acolhida. O termo é empregado num sentido específico em 1 Timóteo 3,8, onde Paulo começa a lista de qualificações de alguns servos escolhidos para um ministério específico. Na carta aos Filipenses, encontramos a passagem que mostra que os diáconos são distintos dos bispos ou presbíteros. Eles exercem seu ministério na colaboração com o bispo e os presbíteros, auxiliando em diversos aspectos do trabalho da Igreja, principalmente na pregação da Palavra e na caridade”, explica o novo diácono Eduardo Bastos.

A próxima etapa na formação desses dois jovens diáconos é a ordenação presbiteral.