Notícias › 26/06/2012

Muita macarronada nesta quarta-feira

Moacir Beggo

Gaspar (SC) – A 162ª Festa de São Pedro Apóstolo da Paróquia de Gaspar (SC) começa para valer nesta quarta-feira (27/06) com o primeiro evento: a tradicional macarronada. Liturgicamente, a Festa já começou no último domingo, com a Missa dos trabalhadores da festa. O tríduo, contudo, começa nesta quinta-feira, com a celebração eucarística às 19 horas. Frei Gilberto Silva, sacerdote ordenado no último mês de abril e orientador pedagógico no Seminário São Francisco de Assis, em Ituporanga (SC), será o celebrante.

Nesta terça-feira, no Salão Cristo Rei, um grande grupo de voluntários e voluntárias passou o dia preparando a macarronada e os pastéis. No lado externo, foram montadas as barracas, enquanto os pedreiros e pintores terminavam as obras dos novos banheiros do salão. “O pátio, onde foram levantadas as barracas, está totalmente asfaltado, o que vai criar um ambiente melhor e mais amplo que nos anos anteriores. Por exemplo, se chover, não haverá problema tendo o asfalto. Mas a torcida é para que o tempo ajude!”, disse o pároco Frei Germano Guesser. No ano passado, a festa foi muito prejudicada por causa das chuvas.

Muito trabalho na cozinha para preparar os pastéis

Nesta quarta, a macarronada, com diversos tipos de molhos e massas, será servida a partir das 20 horas no Salão Cristo Rei.

Neste ano, segundo Frei Germano, a festa terá como novidade o churrasco, que será oferecido no sábado, dia 30. “Estamos atendendo a um pedido dos paroquianos. Decidimos fazer esta experiência nesta Festa”, acrescentou Frei Germano.

Como mês das festas juninas, a Festa de São Pedro não pode ficar sem a fogueira. Ela será acesa na quinta-feira, dia em que será servido o já tradicional rodízio de sopas.

Outro grande momento da Festa de São Pedro será a Procissão Fluvial, que acontecerá no domingo, dia 1º, às 6h30. As embarcações sairão da Comunidade São Sebastião, no Belchior Baixo, e seguirão até o centro da cidade carregando a imagem de São Pedro. A procissão termina na Matriz com a Missa solene às 9 horas. Confira neste site toda a programação.