Notícias › 04/06/2012

Ministro Provincial faz visita canônica em Gaspar

Por Frei Germano Guesser

A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil está em ano capitular, ou seja, este é um ano que celebramos um grande encontro com representantes de frades de toda a Província (todos os lugares em que estamos) para refletir como foram os últimos três anos e que direções devemos tomar para melhorar nosso trabalho de evangelização.

Faz parte desse processo de preparação a visita do Ministro Provincial em cada fraternidade, isto é, nas casas onde os frades trabalham, convivem… Ministro Provincial é um frade escolhido no Capítulo Provincial para a função de animar e, com seu conselho, coordenar as atividades em âmbito de Província. A Visita Canônica é uma das obrigações do Superior de uma Congregação, conforme a lei da Igreja, cân. 628. É um momento privilegiado, onde ele se encontra pessoalmente com cada frade, se reúne com a comunidade local, Conselho da Paróquia, OFS… Conhece os trabalhos e iniciativas pastorais. Confirma os irmãos no trabalho, encoraja-os a resolver as possíveis dificuldades de menor escala. Dificuldades ou desafios maiores são levados para o Congresso Capitular (Conselho) para serem enfrentados e resolvidos. Mas trata-se, sobretudo, de um momento forte e privilegiado de encontro com a fraternidade e com cada frade.

E assim, nossa fraternidade de Gaspar recebeu no dia 28 de maio às 21h a Visita do Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, que chegou da visita em Blumenau. Na terça-feira dia, 29, Frei Fidêncio se encontrou às 18h com a OFS, celebrou a Missa das 19 horas para a comunidade na Igreja Matriz e às 20 horas, se reuniu com as lideranças da paróquia. Na quarta-feira, dia 30, seguiu para a fraternidade de Balneário Camboriú, dando prosseguimento à sua caminhada de animação de nossa vocação de frades menores.

“A Regra e a vida dos frades menores é esta: observar o santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, vivendo em obediência, sem propriedade e em castidade” (Rb 1).