Mensagem do pároco Frei Germano por ocasião da Festa de São Francisco

Paz e bem!
Meus caros irmãos e irmãs!

Dia 4 de outubro festejamos São Francisco, nascido na cidade de Assis, na Itália, entre 1181 e 1182. Filho de um bem-sucedido e próspero comerciante, levava a vida como um jovem rico e frequentador de muitas festas…  Até que foi “tocado” por Deus e converteu-se. Desde então, adotou um estilo de vida simples, baseado na pobreza e no amor total a todas as criaturas. Francisco de Assis foi sepultado em 4 de outubro de 1226 e canonizado em 1228.

Abrindo mão da riqueza, da glória, das mordomias e segurança que o dinheiro dava, encontrou no caminho da simplicidade e do pouco, os verdadeiros valores dessa vida. Deixa as vaidades humanas para “viver o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo”. Não tinha dúvidas: Deus é Pai e por isso todos somos irmãos. Sua fraternidade se estendeu aos animais e a tudo aquilo que foi criado por Deus. Amou a Deus, amou aos irmãos, amou a todos, amou a natureza.

Pelo grande respeito que Francisco nutria pela natureza, neste dia comemora-se o dia Mundial dos Animais. Mas Francisco não é apenas o protetor deles, é também inspirador e padroeiro de toda a Ecologia, e modelo de uma nova consciência de respeito à criação, não apenas pelo interesse de preservar para o nosso bem, mas pelo valor e dignidade em si que cada coisa tem. Pois bem, antes de falar da importância de preservar o meio ambiente e das leis de proteção à fauna e à flora, Francisco já mantinha uma relação de amor e respeito com os animais e com todo o planeta. Mostrou o quanto é importante conviver harmoniosamente com a natureza.

Tudo que Francisco fez foi de uma maneira muito intensa. Por isso é o santo da fraternidade universal.

Que sua ternura venha encher nossa vida e nossos relacionamentos!

Veja o Cântico do Irmão Sol