Notícias › 23/01/2012

Frei Germano escreve sobre a morte de Frei Geraldo Freiberger

No domingo dia 22 de janeiro, às 21h20, recebi um telefonema de Frei José Lino Luckmann, perguntando se sabia algo de Frei Geraldo. Disse que não. Em seguida falou do seu falecimento em Navegantes, no apto da Paróquia São Pedro. Imediatamente me dirigi para lá, juntamente com Clarindo Fantoni, um amigo paroquiano. Chegando lá, passava das 22h. Entrei no apto e encontrei Frei Geraldo deitado no sofá da sala. A impressão era de que se sentou no sofá e sofreu de algum mal súbito. Já estava em decomposição, quase irreconhecível. Reconheci sua camisa e seus documentos estavam lá. Foi descoberto no domingo à tarde devido ao cheiro que saia do apto.

A funerária de Navegantes o levou para ser preparado. E atendendo ao pedido e conselho deles, como não teria condições de se fazer um velório prolongado, trariam o corpo para Gaspar no momento de ser sepultado. Entramos em contato com familiares quanto ao local e hora do sepultamento. Ficou decidido às 10h30 no cemitério de Gaspar, no jazigo dos frades. Inclusive seu tio Frei Edmundo Binder também se encontra sepultado lá.

Na segunda-feira do dia 23 de janeiro, às 10h, já estávamos todos no cemitério. A funerária trouxe o caixão, enquanto esperávamos o bispo, cantamos e fizemos nossa última homenagem, lembrando da pessoa e do frade menor que foi Frei Geraldo.

Dom José Negri fez a encomendação do corpo, de forma rápida, porém forte na fé, na emoção, assim como o sol escaldante! Muitos compareceram, apesar de ter sido tudo meio repentino.

No sábado à tarde, deu uma trovoada aqui em Gaspar e a placa do telefone estragou.

O sétimo dia foi marcado para terça-feira, dia 24, aqui na igreja Matriz. Seguindo as informações recebidas dos familiares, na quarta-feira, dia 18, jantou com duas irmãs em Navegantes, por volta das 21h30, foi para o apto e, na quinta-feira, dia 19, iria para Perequê, praia próxima a Itapema, visitar alguém. Não foi. Podemos deduzir que faleceu na quarta à noite, dia 18 de janeiro.

“E o Senhor lhe disse: Servo bom e fiel, foste fiel no pouco, agora muito te confiarei. Vem para junto de mim” (Mt 25,21).

Veja mais informações no site www.franciscanos.org.br