Notícias › 28/06/2013

Frei Medella abre o Tríduo de São Pedro

Gaspar (SC) – A parte religiosa mais solene da 163ª Festa de São Pedro começou nesta quinta-feira (27/6) na Paróquia São Pedro Apóstolo, em Gaspar (SC). A convite do pároco Frei Germano Guesser, Frei Gustavo Medella, coordenador da Frente de Evangelização da Comunicação na Província da Imaculada, abriu o Tríduo refletindo sobre o tema “Pedro, pedra de tropeço, nos chama à conversão”.

O frade, mostrando os tropeços de Pedro, trouxe a reflexão do Evangelho para hoje. Segundo ele, as pedras de tropeço estão no nosso caminho, e, às vezes inocentes, às vezes iludidos, cedemos a apelos que, bem no fundo, sabemos que vão nos atrapalhar em nossa caminhada para Deus. “É na sutileza do caminho que se abrigam as pequenas pedras de tropeço: a inveja, a vaidade, o orgulho, a ganância, a busca do prazer e do bem estar, a recusa em perdoar, tudo isto pode nos iludir, nos desviar da rota e depois de tropeçarmos é que vamos perceber o quanto nos machucou”, alertou Frei Medella.

Frei Medella lembrou que a dor e o arrependimento não fizeram Pedro desistir da missão. “Ao contrário, deram a ele forças para que levasse adiante o legado de Cristo, com entusiasmo decisão e coragem. Mesmo levando consigo a consciência de seus erros e limitações, São Pedro foi um excelente líder, um grande animador da comunidade, tudo por conta de seu amor a Cristo”.

E ensinou que assim também devemos ser: “Nossos erros não nos devem tirar a alegria de viver, mas podem nos conduzir ao caminho da conversão, da mudança sempre para melhor. A consciência de nossas fragilidades nos confere mais segurança ao caminhar pois, se conhecemos as pedras nas quais podemos tropeçar, temos maiores condições para desviar delas e nossa chance de cair vai diminuído”. (LEIA A HOMILIA DE FREI GUSTAVO NA ÍNTEGRA).

Hoje, sexta-feira, no segundo dia do Tríduo, Frei Gustavo traz o seguinte tema à reflexão: “Pedro, pedra fundamental, nos chama à fé”. O tema geral do Tríduo é “O que Pedro e a pedra podem nos ensinar”.

Muita macarronada e sopa

Na quarta-feira (26/6), a festa começou pra valer com a tradicional macarronada com o sabor todo especial do Grupo Gasparetto, que reuniu mais de mil pessoas no Salão Cristo Rei. Nesta quinta-feira (27), além do Rodízio de Sopas, a festa teve uma noite bem junina: a quadrilha ditou o ritmo logo no início da noite, que culminou com o acendimento da tradicional fogueira.