Notícias › 29/06/2016

Frei João Reinert prega o Tríduo em honra ao Padroeiro de Gaspar

joao

Moacir Beggo

Gaspar (SC) – A Paróquia de São Pedro Apóstolo de Gaspar (SC) promoverá, de hoje, 29 de junho, a 3 de julho, programação festiva em louvor a seu Padroeiro. Nos dias 30, 01 e 02, às 19 horas, será realizado o Tríduo preparatório. No domingo dia 03 – consagrado liturgicamente aos apóstolos São Pedro e São Paulo, fundadores da Igreja Primitiva e colunas do cristianismo –, será realizada a Procissão Fluvial pelo Rio Itajaí Açu, às 7h00, e a Missa Solene às 9h30, presidida pelo bispo da Diocese de Blumenau, Dom Rafael Biernaski.

Esta é a 166ª edição da Festa de São Pedro Apóstolo da Paróquia de Gaspar e começa para valer nesta quarta-feira (29/06) com o primeiro evento: a tradicional macarronada. Liturgicamente, a Festa já começou no último sábado, com a Missa dos trabalhadores da festa.

Segundo o pároco Frei Paulijacson de Moura, o público deverá ser de 40 mil pessoas nos cinco dias de festa. “Ela se tornou um ponto de encontro para muitas famílias, que vêm até mesmo de outras cidades para prestigiar os festejos”, acredita.

O Tríduo, contudo, começa nesta quinta-feira com a Celebração Eucarística às 19 horas. Frei João Fernandes Reinert, natural de Gaspar e atualmente residindo na Fraternidade Franciscana Nossa Senhora Mãe Terra, em Duque de Caxias (RJ), será o pregador.

Frei João Fernandes Reinert é graduado em Filosofia, mestre e doutor em Teologia pela PUC-Rio e professor do Instituto Teológico Franciscano, de Petrópolis. Pároco da Paróquia Santa Clara, Duque de Caxias, RJ, é autor do livro “Paróquia e Iniciação Cristã”, que tem por objetivo olhar de perto o atual cenário de iniciação cristã, sobretudo no mundo dos jovens e adultos, onde o desafio é ainda maior. Frei João atua na formação em paróquias e dioceses do Brasil.

No Ano Santo, a Festa de São Pedro tem como tema central a Misericórdia. Neste primeiro dia do Tríduo, Frei João aborda o tema: “Família, Paróquia doméstica: Berço do amor, da misericórdia e do perdão”. No segundo dia, ele fala sobre “Paróquia Missionária: Pescadores da misericórdia”; e no último dia do Tríduo, Frei João aborda o tema “Comunidade de Comunidades: Lugar do exercício da misericórdia, na unidade e na diversidade”.

Nesta quarta-feira, no Salão Cristo Rei, um grande grupo de voluntários e voluntárias passará o dia preparando a macarronada e os pastéis, que serão servidos à noite no Salão Cristo Rei. No lado externo, foram montadas as barracas.

Como é comum no mês das festas juninas, a Festa de São Pedro não pode ficar sem a fogueira e quadrilha. A fogueira será acesa na quinta-feira, dia em que será servido o já tradicional rodízio de sopas. Churrasco será o prato principal na sexta, sábado e domingo.

A solenidade de São Pedro e de São Paulo, Apóstolos, no domingo dia 3, é uma oportunidade para celebrar mais festivamente esta solenidade que nos recorda dois grandes personagens da história da nossa fé cristã. Na segunda-feira, 4 de junho, o pároco Frei Paulijacson Moura celebra a Missa de Ação de Graças pela Festa.

VEJA TODA A PROGRAMAÇÃO DA FESTA