Notícias › 09/12/2011

Frei Germano prega retiro para a Fraternidade Santo Antônio

No dia 13 de novembro, os irmãos da Ordem Franciscana Secular, da Fraternidade Santo Antônio de Gaspar, fizeram seu retiro anual. Participaram, também, alguns membros da OFS do Gasparinho e outras pessoas que gostam da espiritualidade franciscana. O encontro foi realizado no Clube 50, em Macuco, um lugar ideal para se fazer um retiro, onde há muito verde e a natureza é generosa, com matas, flores e pássaros. Um ótimo local para se retirar e contemplar a natureza.

O pregador do retiro foi o pároco Frei Germano Guesser, OFM, assistente espiritual da Fraternidade, que abordou o tema: “Santa Clara”. Em plena comemoração dos 800 anos de fundação da Ordem de Santa, Frei Germano fez uma reflexão sobre a fundadora das Clarissas e suas irmãs.

Clara, assim como Francisco, foi tocada pelo Evangelho de Jesus Cristo. Ela deixa transparecer, em seus escritos e em sua vida, que foi uma mulher forte, de bom senso, determinada, sensível, serena, humilde, sempre demonstrando carinho pelas irmãs e transmitindo uma alegria constante na entrega.

A figura de Clara é, hoje ainda, exemplo para as mulheres.

Três pontos do Carisma de Santa Clara que merecem destaque:

• A vida como obra, gratidão a Deus;
  • A construção da vida espiritual na Fraternidade;
  • Confiar sempre no Senhor, construir a vida a partir da Palavra.

A celebração eucarística encerrou o retiro. A Fraternidade Santo Antônio de Pádua, em Gaspar, foi fundada por Frei Bruno Linden no dia de São Francisco de Assis, 4 de outubro de 1906. Portanto, no dia do fundador da Ordem Franciscana, a Fraternidade festejou 106 anos.

A Ordem Franciscana Secular tem suas origens no século XIII, quando leigos manifestaram o desejo de seguir os passos de São Francisco de Assis, seu fundador e fonte de inspiração. No início de sua história vê-se reconhecida pela Igreja como irmãos e irmãs da penitencia. O Papa Gregório IX em 20 de maio de 1221 aprova a primeira Regra “Memoriale Propositi” com a primeira denominação Ordem da Penitência. Em 18 de agosto de 1289 o Papa franciscano Nicolau IV, com a Bula “Supra Montem” reconhecia São Francisco como fundador da Ordem da Penitência e a denominava de Ordem Terceira de São Francisco.

Para ingressar na Ordem Franciscana Secular procure informações na Secretaria Paroquial.

Veja abaixo imagens do Encontro:

Gaspar – OFS
Tags: