Notícias › 14/11/2014

Frei Clarêncio lança em Gaspar biografia de Frei Bruno

Aloir Arno Spengler, especial para este site

Por iniciativa de Frei Germano Guesser, pároco de São Pedro Apóstolo de Gaspar, a Paróquia promoveu cerimônia de lançamento do livro “Frei Bruno Linden – Tudo para todos”.

A obra lançada é de autoria de Frei Clarêncio Neotti, presidente da Comissão Histórica do processo de Beatificação de Frei Bruno Linden.
O livro, já em sua 4ª edição, é a biografia oficial de Frei Bruno Linden em benefício de sua beatificação pela Santa Sé.

A cerimônia de lançamento em Gaspar ocorreu no Salão Cristo Rei, no dia 13 de novembro, seguida de sessão de autógrafos, coordenada pelo professor Aloir Arno Spengler.

O processo de beatificação de Frei Bruno Linden foi oficialmente aberto em Joaçaba (SC), no dia 29 de outubro de 2013, por Dom Frei Mário Marquez, O.F.MCap., bispo diocesano, presidente do Processo referido.

A paróquia de Joaçaba foi a última transferência de Frei Bruno Linden. Nessa cidade, sede de bispado desde 1975, ele faleceu em 25 de fevereiro de 1960 e lá está sepultado, tendo o povo erigido um colossal monumento em sua memória.

Frei Bruno Linden, alemão, nascido no dia 8 de setembro de 1876, por opção, veio ao Brasil como missionário.

Entrou na Ordem Franciscana no dia 13 de março de 1894, ainda na Alemanha, trocando a Europa pelo Brasil em julho desse mesmo ano.

Completou seus estudos de Filosofia e de Teologia em Petrópolis (RJ) e foi ordenado sacerdote nessa cidade, no dia 1º de maio de 1901.

Frei Bruno Linden foi transferido para Gaspar em dezembro de 1902, permanecendo na Paróquia de São Pedro Apóstolo até maio de 1906, quando outra transferência o levou novamente a Petrópolis.

Embora sua estadia em Gaspar tenha sido no início do século passado, como jovem padre, ainda assim, na cerimônia de lançamento de sua biografia, estavam presentes pessoas que o conheceram, a exemplo do Sr. Francisco Hostins. Este, como noviço em Rodeio (SC), presenciou uma vibrante homilia por ele proferida.

O autor da obra, Frei Clarêncio Neotti foi ordenado sacerdote franciscano em janeiro de 1961. Natural de Salete (SC), é autor de 26 livros. Trabalhou na Editora Vozes durante duas décadas, tempo em que foi redator da “Revista de Cultura Vozes”. Atualmente reside em Vila Velha (ES).

Segundo o autor, é seu propósito lançar a obra proximamente em São José (SC), paróquia na qual Frei Bruno foi pároco, transferido para lá em fevereiro de 1909.

O lançamento em Gaspar revestiu-se de sucesso. Frei Clarêncio autografou mais de uma centena de exemplares na presença de paroquianos, de autoridades civis, de escritores gasparenses e de familiares seus. Dentre os familiares havia três irmãs, uma das quais religiosa da Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas.

O escritor chegou a Gaspar na noite do dia 10, permanecendo na região até o dia 16 de novembro.

Nesse período, houve uma intensa jornada de divulgação. Foram visitadas por ele e pelo coordenador do evento, os veículos de comunicação social da cidade, sendo: os estúdios das duas emissoras de rádio, uma de televisão, além das redações dos dois jornais locais.

Por outro lado, nas santas missas da Matriz e das comunidades da Paróquia, o servo de Deus Frei Bruno Linden foi apresentado aos fiéis, à altura da fama de santidade que angariou ainda em vida, e só aumentou após a sua morte.

Com tudo isso, a história de vida e da obra deste homem “santo” impressionou de maneira marcante o povo gasparense.