Notícias › 02/01/2013

Frei Beppi celebra o seu jubileu de sacerdócio

Por Clarindo e Maria Salete

No domingo, dia 16 de dezembro, a comunidade de Gaspar celebrou o jubileu de ouro de ordenação sacerdotal de Frei José Bertoldi. A missa aconteceu na igreja matriz de Gaspar, às 10h da manhã. Estiveram presentes o bispo de Blumenau Dom José Negri, confrades do Regional (Rodeio, Blumenau e Balneário Camboriú) além da comunidade paroquial, familiares e amigos.

A liturgia destacava não só o chamado ao serviço do Reino, mas também a dignidade de tal vocação, totalmente pautada no serviço e na expressão e testemunho do Amor de Deus por cada um de nós. Nas palavras do profeta Jeremias, o chamado pessoal se torna resposta a um relacionamento íntimo com Deus.

Dom José agradeceu o SIM de Frei José, seu trabalho e testemunho pelo Reino. Dizendo que desde o ventre materno, somos amados por Deus e chamados para uma missão a serviço do seu povo e do seu reino. A vida do sacerdote é uma vida a serviço da comunidade.

Um só é o sacerdócio cristão, e este é imagem do Cristo, sumo e pleno sacerdote. “Ninguém toma para si essa honra, senão o que é chamado por Deus”. E este chamado é sempre vocação à caridade e exige uma resposta com base no amor.

Apesar do calor, a igreja estava cheia e a missa, simples, bem preparada e participada.

Frei Germano, em suas palavras, lembrou: “Aquele menino que a mãe dizia para ir buscar alguns peixes para o almoço, e que corria com sua vara para pescar a refeição, hoje se tornou um pescador de homens. Esses 50 anos celebram sua capacidade de entrega a Deus e de pôr sua vida a serviço do Reino. Vivendo cada dia a grande oportunidade que Deus nos concede de fazer a Sua Vontade, como pescadores a seu Serviço, o único que vale a pena. Ser pescador de homens e mulheres para o Reino de Deus não tem a ver com técnicas refinadas ou com instrução no estrangeiro, mas sim com a dedicação constante, com a capacidade simples e natural de ouvir, com a valorização do outro e com a doação de si mesmo. Frei Bépi, cada um que o conhece sabe que você é mestre nestes quesitos. E em nome da toda a Fraternidade Provincial, e de toda a Paróquia São Pedro Apóstolo, muito obrigado pelo trabalho e doação”.

Frei José recebeu das mãos do casal coordenador do CPC, Clarindo e Maria Salete Fantoni, um molinete já pronto para ser usado na pesca, atividade que tanto gosta nas horas livres, e simbolizando sua disposição na vocação escolhida. Frei José recebeu o presente com alegria, ganhando sorrisos e aplausos da comunidade.

Por fim, Frei José agradeceu a Deus pela graça da Vocação e a presença de cada um. Disse estar muito feliz na sua missão. Saiu do povo para servir o povo.
Os convidados se dirigiram ao Salão Cristo Rei para o almoço, que foi muito agradável também porque neste dia foi inaugurado o sistema de ar condicionado do salão.