Notícias › 31/10/2012

Festa de São Francisco

Nossa Paróquia celebrou São Francisco de Assis com muita fé, dedicação e devoção.

Na oração da manhã, na igreja Matriz, todos os dias, houve a participação da Família Franciscana de Gaspar e paroquianos simpatizantes de São Francisco de Assis.

Frei Almir Ribeiro Guimarães, OFM, Assistente Nacional da Ordem Franciscana Secular, foi o pregador do Tríduo.

O tema desta Festa foi: “A Família Franciscana: Sinal de um mundo já renovado em Cristo”.

Para cada dia se refletiu sobre um tema. No primeiro dia foi a Vocação de Francisco. Jovens e adolescentes apresentaram uma pequena encenação sobre esse tema. No segundo dia do Tríduo, a reflexão foi sobre a Vocação da Família Franciscana, complementado por uma encenação. No terceiro dia aconteceu o Trânsito de São Francisco. Os jovens e adolescentes apresentaram os últimos momentos de São Francisco, juntamente com seus irmãos. Frei Laerte de Farias dos Santos, OFM, Irmã Vanessa Garrido, FIC e membros da Ordem Franciscana Secular, prepararam e ensaiaram com os jovens as encenações.

No dia 4 de outubro, dia da Festa, houve uma bela celebração presidida por Frei Germano Guesser, OFM, Assistente da Fraternidade da OFS do centro. Após a homilia de Frei Almir, aconteceu o Rito de Admissão para o tempo de Formação na Ordem Franciscana Secular das seguintes noviças: Harumi (Alice) Saziki, Hilda dos Santos Silva e Veronita Alves Lanznaster.

Após a missa, todos se confraternizaram com boa conversa, gostosos bolos e salgadinhos na garagem da casa dos Frades.

Para finalizar a semana de São Francisco, no dia 6, no Clube 50, Bairro Macucos,  Frei Almir Ribeiro Guimarães pregou o retiro para a Ordem Franciscana Secular, Fraternidade Santo Antônio de Pádua. Além da Fraternidade houve a presença de pessoas de alguns movimentos da Paróquia.

O primeiro tema apresentado foi: Franciscanos Seculares, o que queremos?

Segundo Frei Almir, o franciscano secular deve:

• Buscar um amadurecimento humano, cristão, franciscano e missionário;
  • Ser pessoa fascinada por Cristo;
  • Buscar a perfeição da caridade e santidade;
  • Ter o desejo de viver a aventura do Evangelho.

Frei Almir discorreu ainda sobre a oração, enfatizando o seu valor para a vida pessoal, buscando a conversão e a santificação. Por último, falou sobre Santa Clara de Assis, pois, neste ano celebrou-se os 800 anos do início de seu carisma. Conforme falou Frei Almir, atualmente muito se tem falado sobre Santa Clara, porém, poucos escritos são tirados de fontes fidedignas. No ano de 1900, redescobriu-se a Regra escrita por Santa Clara. Marco Bartoli, leigo e pessoa de boa índole, escreve baseado nos processos de canonização da Santa. Clara despoja-se da vaidade, despe-se de tudo, diminuindo-se aos olhos dos homens e dedicando-se unicamente ao serviço de Deus. Clara reconheceu no pobre a presença do Cristo Crucificado e Ressuscitado.

Para finalizar este retiro formativo, houve a celebração da Santa missa, presidida por Frei Almir.

Paz e Bem!

Gertrudes Crescencia Spengler