Notícias › 10/11/2015

Festa de São Francisco de Assis

francisco_gasparCom muita fé, alegria, devoção e louvor, a Paróquia São Pedro Apóstolo, de Gaspar, S/C, celebrou, entre os dias 1º a 04 de outubro, a Festa de São Francisco de Assis, do ano 2015.

Tendo como tema central, “São Francisco e a alegria do Evangelho”, foi preparada uma extensa programação, que contou com a participação de toda a comunidade paroquial.

No primeiro dia do Tríduo a Celebração Eucarística, presidida por Frei Carlos Ignácia, OFM, teve a participação de todos os movimentos e pastorais da Paróquia, da Família Franciscana e o povo. Em sua Homilia, Frei Carlos discorreu sobre o lema escolhido.“São Francisco e a Alegria de ser missionário”. Ao final da celebração, chamou ao presbitério, todas as lideranças, cada qual, trazendo o símbolo do seu ministério. Abençoou-os e os enviou, alertando-os para a responsabilidade de serem líderes e também missionários.

Para o segundo dia do Tríduo, o lema escolhido foi “São Francisco e a Alegriada vocação”. A programação deste dia contou com a participação das 16 (dezesseis) comunidades da Paróquia, a Família Franciscana, Coral Santa Cecília, os jovens e o povo. Na procissão de entrada os representantes das Comunidades, trouxeram ao presbitério, os baners de seus padroeiros. A animação litúrgica esteve a cargo do Coral Santa Cecília. O Trânsito encenado pelos jovens e cantado pelo Coral, em latim, proporcionou um momento de profunda emoção. Frei Paulijacson Pessoa de Moura, OFM, que presidiu a Celebração Eucarística, ao final, deu uma bênção especial aos representantes das comunidades. Toda a assembleia recebeu uma Oração Vocacional e sementes de girassol simbolizando a responsabilidade, de cada um, pela própria vocação.

No terceiro dia do Tríduo, a Celebração Eucarística teve a participação dos Catequistas, Catequizandos, Família Franciscana e o povo. A Celebração, iniciou com uma procissão luminosa, saindo da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes até à Igreja Matriz. O lema escolhido para este dia foi “São Francisco ea Alegria de ser menor e servidor”. Nesta celebração, os catequizandos ofertaram brinquedos para serem doados às crianças carentes, pela passagem do seu dia. Encerrando a celebração, Frei Paulijacson, pediu às crianças que se aproximassem do altar para abençoá-las, de modo particular.

Nos dias 1º, 02 e 03, houve também a Oração da Manhã com São Francisco.

No dia 03 (sábado), após a Oração da Manhã, aconteceu a Caminhada Franciscana, com a participação de catequizandos, catequistas, membros da OFS, das Irmãs Franciscanas os Freis da Paróquia, lideranças e fiéis que comungam do ideal franciscano. A Caminhada iniciou às 8h30min, em frente a Linhas Círculo, estendendo-se até o centro da cidade. Foram distribuídos panfletos, com a Oração pela Paz, aos funcionários da Empresa Círculo, atendentes do Comércio e transeuntes que circulavam pela rua.

Seguindo o exemplo de São Francisco que amava a todas as criaturas, às 10h, no pátio da Igreja Matriz, foram abençoados os animais de estimação, trazidos por crianças e adultos.

Encerrando as festividades de São Francisco de Assis, no dia 04, às 8h, foi celebrada a missa, presidida por Frei Germano Guesser, OFM, Assistente Espiritual da Fraternidade Santo Antônio de Pádua. Nesta Celebração, houve a comemoração do Jubileu de 25 anos de profissão na Ordem Franciscana Secular de nossa Irmã Margarida Demmer.

Após a missa, a Família Franciscana e amigos, que partilham do ideal franciscano, reunidos no Colégio Madre Francisca Lampel, sob a liderança e organização da Ministra Eliana Aparecida Roncálio, puderam participar de divertidas brincadeiras.

Em clima festivo e alegria contagiante, ao meio dia, foi servido um saboroso almoço, onde todos confraternizaram-se!

Paz e Bem!

Gertrudes Crescencia Spengler