Notícias › 01/07/2017

Família: dom de Deus

“É presente de Deus, é o céu já aqui, o amor mora ali e se chama família”

Com o tema: “Na família cristã, aprender o Sim a Deus e a gerar Cristo para o mundo”, o segundo dia do Tríduo de São Pedro Apóstolo abordou a temática da família. E não podia ser diferente: a Matriz estava repleta de famílias que, juntas, participaram com assiduidade da celebração eucarística.

Porém, como parte da programação da Festa, a celebração foi antecedida pela Carreata de São Pedro que teve como participantes as comunidades: Santo Antônio, Virgem de Nazaré, Nossa Senhora de Fátima, Santa Paulina, São Cristóvão e São João Batista.

Foi grande a festa de recepção da imagem do Padroeiro São Pedro, que neste ano venho acompanhada da imagem de Nossa Senhora Aparecida, em sintonia com as comemorações dos 300 anos da aparição nas águas do rio Paraíba do Sul.

Frei Paulo Moura animou os fiéis e chamou até o altar cada comunidade que participou da Carreata, as quais entraram pelo corredor central cantando os seus hinos e trazendo a imagem de seus padroeiros.

Em seguida, Frei Paulo também convocou cada pastoral e movimento convidados da noite: RCC, Servas com Maria, Novena de Nossa Senhora das Graças, Apostolado da Misericórdia, Apostolado da Oração, Lareira, Movimento dos Irmãos e os Grupos de Reflexão.  Todos portavam seu próprio estandarte, que ficou exposto sobre o presbitério durante a missa.

A missa foi presidida pelo pregador da Festa, Frei César Külkamp. Durante sua homilia, ressaltou que Deus é amor que transborda em cada criatura, por isso, no evangelho do dia, Jesus manifesta seu cuidado diligente para com cada pessoa humana: “Eu quero, fica curado!” (Mt 8 , 13).

A família é dom de Deus, assim como em nossa família, Ele não se basta e se constitui família: Pai, Filho e Espírito Santo. É um Deus-Família, por isso a desejou para todo gênero humano”, explicou.

O pregador citou o Papa Francisco que disse: “não há família perfeita”, para mostrar que ela é o primeiro campo de missão que Deus nos concede. Somente ali, como em nenhum outro lugar, somos conhecidos do jeito que somos.

Ainda esclareceu que a família é um lugar de singular acolhida, refúgio e descanso. Lugar onde se cuida e trata de todas as feridas, aceitando a cada um do jeito que é. Vivendo, assim, o que Jesus desejou: “Eu quero, fica curado!”.

Neste mundo dividido, a família é chamada a ser um lugar de amor e, neste amor, estamos gerando aquele que é o próprio Amor. Damos testemunho na família que vale a pena apostar no amor. O “Sim” da família é capaz de gerar o Cristo para o mundo” – concluiu.

Por fim, Frei Paulo Moura reforçou o convite para os Festejos e para as próximas celebrações, tendo seu ápice na missa do padroeiro no domingo que será presidida pelo Bispo Diocesano Dom Rafael Biernaski. Frei César Külkamp concluiu a celebração com a benção de São Francisco de Assis.