Notícias › 02/09/2014

Encontro de formação da OFS

Os irmãos e as irmãs da Ordem Franciscana Secular de Gaspar – Fraternidade Santo Antônio de Pádua, as Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição de Gaspar e membros da Paróquia São Pedro Apóstolo que apreciam a Espiritualidade Franciscana,  reuniram-se para uma manhã de formação, no dia 16 de agosto de 2014.

O encontro realizou-se no Clube 50, na Localidade do Macuco. Apesar da manhã ser de chuva intensa, em nada atrapalhou. O lugar é ideal para refletir sobre a vida de São Francisco, pois há muito verde e se pode contemplar a beleza da criação presente na natureza.

O Diácono Frei Paulijacson Pessoa de Moura, OFM, abordou o tema: O Modo de Francisco Rezar.

No Evangelho podemos perceber inúmeras situações onde Jesus está dedicando seu tempo à oração, fazendo dela a força principal do seu Reino.

Francisco de Assis, seguidor e imitador de Jesus Cristo, também se faz homem-oração. Rezava muito, com paixão, com disciplina. Sua oração é muito despojada, simples, direta, espontânea, um rezar como trabalho de espírito. Ele louvava a Deus em todas as circunstâncias, nas coisas boas e também nas horas de sofrimento.

Em todos os momentos de sua vida, a oração sempre desempenhou um papel particularmente decisivo. Para ele, era irrelevante o modo de oração no que se refere a lugar, tempo, posição, oração vocal ou em silêncio, oração do tipo litúrgica ou espontânea. A oração de Francisco é, antes de tudo, escuta. Quer saber o que Deus deseja dele. É simplicidade, é humildade “profunda” diante do Deus Altíssimo, até o fim de sua vida. É louvor, ação de graças, alegria.

Para finalizar este encontro formativo, houve a Celebração da Palavra, presidida por Frei Paulijacson.

Paz e Bem!

Gertrudes Crescencia Spengler