Notícias › 21/11/2015

Dom Rafael, na primeira visita, crisma 301 jovens

alto_crisma

O novo bispo da Diocese de Blumenau, Dom Rafael Biernaski, fez a sua primeira visita à Paróquia São Pedro Apóstolo de Gaspar, nos dias 13 e 15 de novembro, quando ministrou o sacramento do Crisma para 301 jovens e adultos. Dom Rafael tomou posse na Diocese no dia 29 de agosto último.

D. Rafael participou de duas celebrações: uma na sexta-feira (13), quando crismou 150 jovens e, no domingo, 15, quando crismou mais 151 jovens.

Saudando a todos, de modo especial aos crismandos, Dom Rafael disse que o Espírito Santo é um presente enviado por Deus para o fortalecimento na busca da santidade.

Salientou que só o amor justifica estarmos reunidos depois de mais de dois mil anos, após os Apóstolos terem sido santificados pelo Espírito Santo. Disse ele que os Apóstolos nos trouxeram a revelação de Deus.
Dirigindo-se aos crismandos, disse que, pela imposição de suas mãos, o Espírito Santo recebido no Batismo seria renovado, confirmando a fé que eles tinham. É o mesmo amor de Deus, mas com um novo significado.

Disse-lhes que eram templos do Espírito Santo. Pediu que consagrassem suas vidas no seguimento de Jesus e na busca da santidade.

Consagrados para a missão haveriam de enxergar os acontecimentos da vida com o olhar de Deus. Até mesmo na doença, haveriam de compreender a profundidade da vida. Lembrou as palavras de Jesus: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6).

Recomendou a cada um que vivessem o amor em plenitude como Jesus viveu. Jesus foi capaz de doar sua própria vida em benefício de todos. Viver o amor em plenitude é traduzi-lo em gestos e atitudes. Sigam a Jesus e amem as pessoas. Elas estão sedentas de amor.

Enfatizando sua recomendação, citou o Evangelho de Mateus (25,31ss) dizendo que para seguir Jesus é preciso reconstruir as pessoas. Não deixem que as pessoas percam a dignidade. Devolvam a dignidade a quem perdeu como fez Jesus à Madalena.

Aos padrinhos, disse-lhes que a Igreja pede e lhes confia uma missão. Seus afilhados haverão de segui-los, portanto, sejam responsáveis por sua segurança. Mostrem a eles o caminho que os levará à felicidade.
Agradeceu aos pais por terem transmitido aos seus filhos o dom da fé. É na família que a semente da fé é lançada.

Os catequistas, disse ele, não são pessoas desocupadas, que não têm o que fazer. São pessoas que, além do seu trabalho cotidiano, encontram tempo para dedicar-se na transmissão dos ensinamentos de Jesus Cristo.
Por suas palavras, Dom Rafael, revelou o que pede e espera Jesus de seus seguidores e, pela demonstração de afeto, externado às pessoas, nessa primeira visita, conquistou a amizade e o carinho de todos que se fizeram presentes na Celebração.

AGRADECIMENTO
O pároco Frei Germano Guesser, em seus agradecimentos, confessou que a primeira visita de Dom Rafael Biernaski os alegrou muito.

“Ao crismar ou confirmar estas crianças, é toda a Paróquia que se sente confirmada na verdadeira fé”. Segundo Frei Germano, mesmo o pouco tempo como Pastor em Blumenau, o povo já se sentia próximo dele.
“Sua presença aqui, Dom Rafael, nos enche de alegria e mostra a essas crianças o rosto amoroso do Pastor, do Pai”, disse.

“Quero, em nome de toda a Paróquia de São Pedro Apóstolo, agradecê-lo, de coração, por esta visita. Agradecê-lo, mais uma vez, pela alegria que nos proporciona por estar em nosso meio, como nosso Pai e Pastor”, terminou, pedindo a bênção apostólica.