Dom Jaime Spengler prega 1º dia do Tríduo da Festa de São Pedro
A Paróquia São Pedro Apóstolo de Gaspar (SC) iniciou no dia de ontem (28/06) o Tríduo em louvor ao seu Padroeiro. Esta é a 168ª edição desta festa que se confunde com a história da própria cidade edificada às margens do Rio Itajaí Açu. Com o Tema: “Com São Pedro, cristãos em saída, a serviço do Reino” e lema: “Vós sois o sal da terra. Vós sois a luz do mundo” (Mt 5, 13-14) a Paróquia quis nesse Ano Nacional do Laicato ressaltar o protagonismo dos fiéis leigos na evangelização e na missão. Cada dia do Tríduo quer lembrar uma virtude de São Pedro em função de uma Igreja verdadeiramente em saída que ilumine e seja sabor nesse mundo.
O Pregador do Tríduo neste ano de 2018 é o Arcebispo de Porto Alegre (RS), Dom Frei Jaime Spengler, franciscano e filho desta terra de Gaspar. Dom Jaime ficou muito honrado com o convite de ser o pregador na festa que é a festa do seu povo: “Sinto-me honrado de estar com meus conterrâneos e familiares nesta festa que por muitos anos não pude participar”! Nascido em 1960, Dom Jaime ingressou na Ordem dos Frades Menores em 1982 e foi ordenado sacerdote em 1990. Fez doutorado em Filosofia, em Roma, e trabalhou, sobretudo, no ensino e na formação na Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Em 2010 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como Bispo Auxiliar de Porto Alegre. Em 2013 o Papa Francisco o nomeou Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, cargo que exerce até o presente momento. Dom Jaime foi ordenado Presbítero e Bispo na Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo, em Gaspar.
Em cada dia do Tríduo várias Comunidades, Pastorais e Movimentos participam da Celebração Eucarística. As Comunidades vêm em carreata para a Igreja Matriz trazendo São Pedro na barca, juntamente com as imagens de seus padroeiros. Antes de iniciar a celebração o Pároco, Frei Paulijacson de Moura, acolheu as Comunidades, Pastorais e Movimentos. Depois de acolher a todos, externou profunda gratidão por Dom Jaime ter aceitado o convite de ser o pregador da Festa neste ano.
Neste primeiro dia do Tríduo, Dom Jaime abordou o tema: “Pedro, trabalhador e chefe de família”. Em sua homilia o Bispo ressaltou que Pedro era um homem comum como todos nós, um trabalhador que precisava lutar pela sua vida, mas que num determinado momento foi atingido por quem era o sentido de toda a Vida: “Pedro foi atingido, tocado e transformado pelo modo de ser de Nosso Senhor. Cada um de nós é hoje chamado a ser atingido e transformado por este modo de ser sempre novo que faz da vida ser mais Vida”!
A Festa que ocorre até o próximo Domingo, Primeiro de Julho, é uma das mais tradicionais e famosas do Vale do Itajaí. Segundo o Pároco, Frei Paulijacson, são esperadas mais de 40 mil pessoas nos cinco dias do evento. “Não é uma festa apenas da Paróquia, mas uma festa que congrega todo o povo de Gaspar e das cidades vizinhas”, disse o Pároco. Aos pés da imponente Igreja Matriz encontra-se o Complexo de Eventos Cristo-Rei, onde ocorrem os festejos populares com várias atrações. Desde segunda-feira mais de 400 voluntários trabalham para que esta festa seja como as das muitas edições dos anos anteriores: um verdadeiro sucesso!