Notícias › 24/06/2015

Diocese de Blumenau tem novo bispo

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 24 de junho, Dom Dom Rafael Biernaski, até então Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Curitiba, como Bispo da Diocese de Blumenau. Dom Rafael assume o pastoreio da Diocese de Blumenau deixado por Dom José Negri, PIME, em 29 de novembro de 2014, quando este foi nomeado Bispo coadjutor de Santo Amaro(SP).

No site da Diocese, a notícia foi recebida com alegria: “A Diocese de Blumenau manifesta sua profunda alegria com o anúncio de seu novo pastor, desejando-lhe as boas-vindas e aguardando sua posse com as orações de todos desta parcela do Povo de Deus”.

Dom Rafael Biernaski(60), filho de Ignácio e de Bernardina (in memoriam) Biernaski, nasceu no dia 01 de novembro de 1955, em Campo Comprido, bairro de Curitiba, Paraná.

Dom Pedro Antônio Marchetti Fedalto, Arcebispo de Curitiba, o ordenou Presbítero a 13 de dezembro de 1981 na igreja Matriz de Santa Teresinha do Menino Jesus, hoje Santuário. É membro da “União dos Presbíteros de Schoenstatt”.

Foi cooperador do Santuário de Santa Terezinha do Menino Jesus e no início do ano escolar de 1988 ingressou na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, Itália, fazendo o Mestrado de Teologia Dogmática.

Aos 12 de novembro de 1999, recebeu o título de Monsenhor. Aos 30 de outubro de 2007 concluiu o Doutorado em Teologia Dogmática.

No dia 10 de fevereiro de 2010 foi nomeado Bispo Titular de Ruspe e Auxiliar da Arquidiocese de Curitiba, sendo sua ordenação Episcopal e Posse no dia 15 de abril de 2010.

Foi eleito pelo Colégio de Consultores Administrador Arquidiocesano no dia 1º de julho de 2014 após o falecimento do arcebispo Dom Moacyr José Vitti em 26 de junho do mesmo ano.

Seu lema episcopal é EVANGELIZARE MISIT ME – “Enviou-me para Evangelizar”.