Notícias › 26/06/2012

Curso de Costura forma a primeira turma completa

Moacir Beggo

Gaspar (SC) – O que se viu no Salão São Francisco, da Paróquia São Pedro Apóstolo de Gaspar (SC), nesta terça-feira (26/6), foram 18 mulheres mais confiantes, esbanjando alegria e confiança num futuro mais promissor. Elas acabavam de concluir o Curso de Corte e Costura promovido pela Conferência Vicentina e pela Paróquia de Gaspar, com o apoio da Cáritas Diocesana de Blumenau, do Instituto Federal de Santa Catarina e do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Vestuário de Gaspar.

“É um sonho que estou realizando”, disse Nedina Almeida Braga Santos, que garantiu que vai sentir saudade da turma de amigas que fez durante o período do curso, que teve início em março. “Quando comecei, não tinha noção de como enfiar uma linha na agulha. Além de ter essa formação, gostei muito do curso pela ambiente amigável entre nós. A gente vai sentir falta desta amizade”, acrescentou Nedina.

Roseli Roncalio e Nedina Santos

A nova costureira é um exemplo da importância deste aprendizado, como confirmou a coordenadora Jocenira Waltrick, que também não escondia seu contentamento pelo aproveitamento total do curso. “Foi a primeira vez que terminamos o curso mantendo a turma inicial. Das 20 que iniciaram, apenas duas desistiram. Isso é muito gratificante para nós”, festejou Jocenira. O presidente da Conferência Vicentina, Francisco Vandalen, também parabenizou a todas por terem conquistado mais esta etapa em suas vidas.

As formandas receberão do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) certificados na próxima semana. O diretor Carlos Queiroz disse que o IFSC teve a preocupação de dar uma qualificação pedagógica-didática. “A professora teve uma qualificação didática no Instituto antes de lecionar no curso. Ela tinha entendimento técnico, mas nunca tinha dado uma aula antes”, explicou.

Além disso, segundo o presidente da Cáritas, Carlos Ziegler, o Instituto foi responsável por ir além da parte técnica. “O Curso que nós demos teve três momentos distintos: uma palestra sobre economia solidária, dada por uma professora do Instituto Federal, uma palestra sobre economia doméstica, muito importante também para que elas saibam administrar melhor a vida e o orçamento da família e uma palestra sobre qualidade e sustentabilidade”, explicou Carlos, lembrando de agradecer a Dom José Negri, bispo diocesano de Blumenau, que deu os recursos para pagar a instrutora, o mecânico que deu assistência às máquinas e o fornecimento de material de manutenção. “Era para a Prefeitura entrar com os recursos, mas seria necessário fazer licitação e não dava mais para deixar as máquinas paradas e as pessoas esperando”, disse.

Frei José Bertoldi, representando a Paróquia, disse que era gratificante ver em Gaspar os meios para aperfeiçoar a mão de obra numa cidade conhecida por sua vocação têxtil.”Quanto mais a gente se aperfeiçoa, mais trabalhamos melhor. Parabéns para vocês”, festejou.

Segundo Queiroz, o curso mexe com a auto-estima das mulheres. “Muitas delas não terminaram o ensino fundamental. Ao fazer o curso, acabam se sentindo motivadas a voltar para os bancos escolares”, acredita.

Eva Rodriguez Calixto da Cruz falou pela turma de formandas e ressaltou a importância desta qualificação. “Não foi fácil levantar às 4 horas da madrugada para trabalhar e depois enfrentar o curso e estresse no final do dia. Mas sempre havia um novo dia. Foi muito importante esse aprendizado para quem não tinha noção de nada. Então, só temos de agradecer muito a vocês por nos dar essa oportunidade”, completou.