Notícias › 02/01/2013

Cruz Peregrina chega à Paróquia no dia 17

Jovens brasileiros levantam a Cruz em Madri

“Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção”. Esse pedido foi feito pelo saudoso Papa João Paulo II quando entregou a Cruz Peregrina aos jovens durante o Ano da Redenção (1983-84) para se comemorar os 1.950 anos da morte de Jesus Cristo. Desde então a Cruz Peregrina acompanha os jovens pelo mundo.

No próximo dia 17 de janeiro, os jovens da Paróquia de São Pedro Apóstolo terão a sua vez de carregar esse símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Ao meio-dia, com a presença de Dom José Negri, bispo de Blumenau, será celebrada Missa na Matriz de Gaspar.

“É um momento único que os jovens de nossa Paróquia têm para acolher este símbolo que está percorrendo o nosso país. É um momento de graça e de muita alegria. Por isso, convido a todos os jovens de nossa Paróquia a estarem presentes nesta celebração”, convida o pároco Frei Germano Guesser.

Depois de percorrer vários cantos do Brasil, a Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude e o ícone de Nossa Senhora chegaram neste início de ano a Santa Catarina. A Diocese de Lages é a primeira a receber esses símbolos em Santa Catarina.

Um dos pontos marcantes da visita será o Bote Fé Floripa, evento que deverá reunir mais de cinco mil jovens, no Centro Multiuso de São José, a partir das 18h. Dentro da programação do evento haverá apresentações culturais e musicais, a acolhida dos símbolos e a celebração da Santa Missa, com a participação de jovens de todas as dioceses de Santa Catarina.

A visita da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora são os grandes momentos de divulgação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), que culminará nos dias 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro. Até lá, na Arquidiocese, todo terceiro domingo do mês será destinado à juventude. Em cada paróquia ou comarca será realizada uma atividade alusiva.

PROGRAMAÇÃO NO ESTADO DE SANTA CATARINA

Em janeiro, será a vez de o estado de Santa Catarina, que corresponde ao Regional Sul 4 da CNBB, receber a Cruz dos Jovens e o Ícone de Maria, que já peregrinaram por quase todos os estados brasileiros. Todas as dez dioceses catarinenses receberão a visita dos símbolos, que começa no dia 1° e termina no dia 31 de janeiro. O principal momento da peregrinação no estado será o Bote Fé Florianópolis, no dia 12 de janeiro.

Roteiro dos Símbolos da JMJ no estado de Santa Catarina

1°a 4 de janeiro: Diocese de Lages