Comunidade Senhor Bom Jesus

Bairro Bom Jesus
Dia do Padroeiro: 6 de agosto
Data de fundação: 21/02/1982

Em meados de 1979,quando Frei Guido Scottini estava passando férias em Gaspar e, em reunião com a família na casa de seu irmão Joanim , surgiu a ideia da construção de uma capela. Todas as vezes que Frei Guido visitava a família sempre celebrava a santa Missa, às vezes em casa de seu irmão Joanim, ou mesmo na escola Ervino Venturi. Ainda hoje, quando o Frei Guido está em Gaspar é celebrada a Santa Missa todos os dias nesta capela.

Nesta reunião, também surgiu o doador do terreno para a construção da capela, que foi o Sr. Tiberio Scottini, hoje falecido.

Como não teve a aprovação do pároco da época, ficou somente na esperança. Mas no ano seguinte, quando o pároco havia mudado, foi novamente feito o pedido, que foi aceito pelo então pároco Frei José Carlos Timmermann, com o consentimento de Frei Aroldo Köhler.

Conforme o livro Atas e o registro no livro Tombo da Paróquia São Pedro, a Capela Senhor Bom Jesus teve início no dia 4 de outubro de 1980, quando aconteceu a celebração da Santa Missa em devoção a São Francisco de Assis, na Escola Ervino Venturi.

O Senhor Tiberio Scottini, conforme havia prometido, fez a doação do terreno, que é hoje todo este espaço que envolve a Capela e as demais dependências.

Em 1981, foi feito a terraplanagem com o consentimento e execução da obra através do então prefeito municipal, Luiz Fernando Polli.

Foi construído o Galpão de festa, onde se passou a realizar as celebrações e Missas, catequese, reuniões de grupos de reflexão e reunião de jovens etc, que antes eram feitas na escola.

Em 21 de fevereiro de 1982, foi lançado o livro ouro para a assinatura e doações. A bênção da pedra fundamental foi realizada no dia 9 de agosto de 1982, quando Frei Guido Scottini presidiu a Santa Missa, ficando como Padroeiro o Senhor Bom Jesus.

A sugestão de ser Senhor Bom Jesus, o Padroeiro desta comunidade, foi de Frei Guido Scottini, devido a muitos moradores desta comunidade que faziam peregrinações ao santuário do Sr. Bom Jesus de Iguape.

Logo após o lançamento da pedra fundamental da Capela, já foi iniciada a construção da mesma, pois houve a colaboração e doação de todos os moradores.

Com o decorrer dos anos, a igreja recebeu melhorias para melhor atender a comunidade, com encontros, celebrações, reuniões e, principalmente, a pastoral catequética.

Hoje temos salas para os encontros com os catequizandos e demais reuniões e uma boa infra- estrutura no salão de festa. A comunidade tem a participação de uma boa equipe de catequistas, ministros, coroinhas, grupos de reflexão, apostolado da oração, grupo de cantos, equipes de liturgia, pastoral do dizimo, grupo de jovens, movimento do cursilho e do movimento de irmãos.

O CPC se reúne toda primeira quinta-feira do mês, com a coordenação do casal Paulo e Maria Helena Darrossi. Toda a história de nossa comunidade está registrada no livro que foi escrito por Arminda Zermiani e Frei Guido Scottini.