Print This Page

Comunidade Santa Paulina

 Bairro COHAB
Dia do padroeiro: 21 de setembro
Data de fundação: 11/04/1993

No mês de março de 1993, Frei José Lino Lückmann celebrou a Santa Missa na casa de uma das famílias da COHAB. Neste dia, foi feito uma pequena reunião com as famílias e começaram a surgir os primeiros grupos de reflexão. No mês de abril deste mesmo ano, foi celerado o culto dominical, também na casa de famílias.

No dia 12 de outubro de 1993, foi realizada uma pequena festa para as crianças desta comunidade. Frei José Lino esteve presente junto com o prefeito municipal. Neste dia, o Prefeito liberou um galpão da Prefeitura na comunidade, onde era preparada a terra para o plantio de sementes para o Horto Florestal.

A partir deste dia, as reuniões e encontros, como também Missas e celebrações, passaram a ser realizados neste pequeno galpão. No dia 22 de agosto de 1995, após a Santa Missa foi formado o primeiro CAEP.

No dia 9 de setembro do mesmo ano foi realizada a primeira festa. Com o lucro deste evento, foi feito o aterro do terreno da associação de moradores para a criação de um campo de futebol, onde as crianças e adolescentes da comunidade pudessem brincar, pois até então não havia um espaço para o lazer.

Em meados do ano de 1996, a equipe que representava o CAEP fez uma visita para cada família da comunidade, tendo a finalidade de verificar se os moradores estavam de acordo com a continuação de celebrações, cultos e catequeses. A pesquisa foi positiva e junto também foi feito uma pesquisa para escolher o padroeiro. A maioria das famílias tinha devoção, na época, pela Beata Madre Paulina. Assim, ficou decidido que esta comunidade se chamaria Madre Paulina.

Em 1997, após a festa, foi adquirido o terreno, que hoje se encontra o galpão da Comunidade Santa Paulina. Mas por muitos anos continuou-se a realizar as celebrações da Santa Missa, cultos, catequese, encontros e reuniões no galpão da Associação de Moradores.

Em 23 de setembro de 2006, foi colocada a pedra fundamental, com a celebração da Santa Missa e, logo após, foi iniciada a construção com o galpão pré-moldado.

Em 14 de outubro de 2007, foi celebrada a primeira Missa no galpão. Mas por um problema de construção, o piso cedeu e rachou as paredes internas, sendo demolido para uma reforma geral. Em 27 de novembro de 2010 foi celebrada a primeira Missa após a reforma e a primeira festa em honra à Padroeira Santa Paulina.