A sociedade humana é um grande sistema formado por quatro subsistemas: o biológico, o econômico, o político e o cultural.
O sistema biológico é a área da vida e da saúde. O econômico, da produção de recursos e riqueza. O político, a instância das decisões e do exercício da liberdade. E o cultural, o campo do conhecimento.
Uma sociedade só se pode considerar desenvolvida quando tiver bem desenvolvidos esses quatro sistemas.
Uma crise social de grandes proporções, como a que estamos vivendo agora com o coronavírus, causa instabilidades em todos esses quatro sistemas.
O campo da saúde foi o primeiro a ser atingido com o alastramento do novo vírus. Até hoje (24 de março), são 384 mil contaminados pelo coronavírus e 16.500 mortos.
A COVID-19 é uma doença difícil, pois ataca com mais gravidade pessoas idosas e com doenças prévias. Ela demanda o uso de respiradores em um número superior de pacientes ao que o sistema de saúde tem condições de oferecer. Por isso, causa o colapso do sistema de saúde.
No campo econômico, já se estimam os prejuízos. A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) prevê que todas as grandes economias do mundo entrarão em recessão nos próximos meses.
Se a sociedade conseguir limitar o número de contágios, o sistema econômico poderá voltar a funcionar normalmente em pouco tempo.
Por outro lado, quanto mais doentes tivermos, mais graves serão as consequências na economia e na saúde.
Precisamos ser extremamente rigorosos com as regras de distanciamento social e higiene. Em países do oriente como China e Coreia do Sul, vemos as pessoas usando luvas e máscaras o tempo todo nas ruas.
A higienização das superfícies comuns, como corrimões, maçanetas, balcões, e também de vagões e ônibus, ou seja, qualquer superfície ou equipamento de uso comum, é imprescindível.
E continuará valendo por muito tempo a atitude mais importante de todas: o cuidado pessoal de cada um. É preciso manter distância das outras pessoas, lavar as mãos com sabonete várias vezes ao dia, tossir cobrindo a boca com a parte interna do braço ou com um lenço.
Agora, falemos um pouco sobre o sistema político. Ele não é feito apenas pelos representantes eleitos pelo povo. Sempre que você toma decisões, sempre que você faz uso da sua vontade e da sua liberdade, você está agindo no campo político.
Uma maneira de refletir sobre o sistema político atualmente é avaliar não só o comportamento dos governantes – o que obviamente é fundamental, mas não é a única a coisa a se fazer.
Há de se refletir sobre as decisões pessoais que você está tomando neste momento de crise.
Quais têm sido suas decisões em casa? E suas atitudes pessoais? E no seu entorno, na sua comunidade? Qual tem sido o seu grau de participação e comprometimento para que as coisas melhorem?
Por fim, o sistema cultural é o campo do conhecimento. Tudo que está relacionado à educação e à formação pessoal pertence a essa área da vida de cada um e da vida social.
Aqui, é preciso se fazer perguntas como: tenho percebido alguma lacuna na minha formação? O que eu posso fazer para melhorar a minha educação? Que cursos eu preciso fazer? Que livros eu preciso urgentemente ler?
Então, se você sonha em viver em uma sociedade desenvolvida, você deve estar atento para trabalhar nessas quatro áreas ao mesmo tempo.
É preciso cuidar da saúde (sistema biológico), das finanças (sistema econômico), das decisões (sistema político) e da educação (sistema cultural).
E, repito, é preciso cuidar de todas essas áreas ao mesmo tempo.
*Texto de Alexandre Ribeiro para Aleteia.