Notícias › 27/06/2014

Começa o Tríduo da Festa de São Pedro

A Paróquia de São Pedro Apóstolo, em Gaspar (SC), deu início nesta quinta-feira (26/6) ao Tríduo Celebrativo para a solenidade de seu Padroeiro, no próximo domingo. Com a presença das comunidades da margem esquerda, Nossa Senhora de Fátima, São Cristóvão e Santo Antônio, foi aberto o Tríduo, tendo como tema, “Pedro quer uma Comunidade Evangelizada e Evangelizadora”.

Frei Diego Melo, coordenador do Serviço de Animação Vocacional da Província da Imaculada, veio de São Paulo para pregar o Tríduo. Ele chamou a atenção para a responsabilidade dos que se dispõem a seguir Jesus. Em sua homilia, salientou que o seguimento de Jesus exige autenticidade. As atitudes precisam ser coerentes com o discurso. Para ser evangelizadora, a comunidade deverá ser, em primeiro lugar, evangelizada. Do contrário, como indicar o caminho a alguém se ainda não o percorremos?

Deste modo, as palavras de Jesus precisam ecoar e frutificar em nosso coração, pois do contrário ouviremos, publicamente: “Jamais vos conheci, afastai-vos de mim, vós que praticais o mal” (Mt 7,21).

Referindo-se a São Pedro, lembrou ainda Frei Diego que, assim como nós, também ele foi um líder que sentia as fraquezas humanas.

Os textos sagrados relatam seus momentos de dúvida. Sentia-se enfraquecido e vacilava quando lhe faltava a fé. Demonstrou isso ao caminhar sobre as águas. Jesus o advertiu: “Homem de pouca fé, porque duvidaste?” (Mt 14,31). Diante das dificuldades, também sentia medo. Seu amor a Jesus não o impediu de negá-lo por três vezes. Porém, reconhecendo sua fraqueza, chorou amargamente (Mt 26,75).

Lembrando as palavras do Papa Francisco, destacou sobremodo “que a Igreja não cresce por proselitismo, mas por atração”.

Para ser uma comunidade evangelizadora precisamos, portanto, atrair as pessoas através do testemunho de vivência fraterna e da prática da caridade.

Em sua primeira Carta, São Pedro, deixou o ensinamento de como devemos viver em comunidade: “Tenham todos a mesma atitude. Sejam compassivos, cheios do amor fraterno, misericordiosos e de espírito humilde. Sejam portadores de bênção, pois foi para isso que vocês foram chamados” (1Pedro 3,8).

Frei Paulijacson Moura