Artigos e reflexões › 18/06/2020

As 12 promessas da devoção ao Sagrado Coração de Jesus

Em 1673, uma religiosa francesa chamada Margarida Maria Alacoque teve uma revelação privada de Jesus, na qual Ele pediu à Igreja que honrasse seu Sagrado Coração.

Em particular, Jesus fez a Santa Margarida Alacoque 12 promessas específicas a todos os que venerassem e promovessem a devoção ao Sagrado Coração.

Jesus disse a Santa Margarida: “Eis o coração que tanto amou os homens, que nada poupou, mesmo se exaurindo-se e consumindo-se, a fim de testemunhar o seu amor. Eu prometo que meu coração se expandirá para derramar em abundância a influência do Seu Amor Divino sobre aqueles que assim o honrarem e fizerem com que seja honrado.”

Todo o propósito dessa devoção é aproximar a pessoa do coração de Cristo. Se uma pessoa espalha a devoção ao Sagrado Coração, é natural que ela esteja mais próxima de Deus.

Mas se essa devoção for observada de maneira supersticiosa, ou seja, negligenciando-se a necessidade de viver uma vida virtuosa, as promessas de Jesus ficam nulas e sem efeito.

Jesus quer que descansemos em seu coração, como São João, e a devoção ao Sagrado Coração é uma oportunidade para encontrá-lo mais do que apenas aos domingos, além de aprofundar nosso amor por ele.

As 12 Promessas da devoção ao Sagrado Coração

• Darei a eles todas as graças necessárias em seu estado de vida.
  • Estabelecerei a paz em suas casas.
  • Eu os confortarei em todas as suas aflições.
  • Serei o refúgio seguro deles durante a vida e, acima de tudo, na morte.
  • Darei abundantes bênçãos a todos os seus empreendimentos.
  • Os pecadores encontrarão em meu coração a fonte e o infinito oceano de misericórdia.
  • As almas mornas se tornarão fervorosas.
  • As almas fervorosas devem rapidamente se elevar à alta perfeição.
  • Abençoarei todos os lugares em que uma imagem do meu coração for exposta e honrada.
  • Darei aos sacerdotes o dom de tocar os corações mais endurecidos.
  • Aqueles que promoverem essa devoção terão seus nomes escritos em meu coração.
  • Prometo-lhe, com excessiva misericórdia do meu coração, que meu amor todo-poderoso concederá a todos os que receberem a Santa Comunhão nas primeiras sextas-feiras em nove meses consecutivos a graça da perseverança final; eles não morrerão em desgraça, nem sem receber seus sacramentos. Meu divino coração será seu refúgio seguro neste último momento.