Paróquia São Pedro Apóstolo - Gaspar, SC

Notícias › 04/07/2017

Alegria e Gratidão

Nossa Festa foi completa!

O grande sucesso da 167ª Festa de São Pedro só foi possível graças ao trabalho dos voluntários que não mediram seus esforços. Esforço que muitas vezes ficou no oculto, mas que fizeram toda diferença. E um dia após o término da Festa foi dia de agradecer a Deus e a cada um que doou um pouco de si, em ações e orações, para que tudo desse certo.

Para manifestar essa gratidão, foi celebrada uma missa de ação de graças à Festa, aos festeiros e voluntários. Presidida pelo pároco Frei Paulo Moura e concelebrada por Frei Carlos Ignácia, a missa reuniu boa parte dos 400 voluntários que trabalharam para a Festa na semana passada.

No dia em que a Igreja celebra a festa de São Tomé Apóstolo, Frei Paulo fez questão de mencionar três erros que o santo cometeu e, através de uma fé bem fundamentada, pôde repara-las graças a uma generosa entrega à comunidade.

O primeiro erro de Tomé foi de não estar presente junto com a comunidade. Foi a falta na missa, junto aos irmãos na celebração. Não nos esqueçamos que Cristo ressuscitado apareceu no meio da comunidade. Por isso encontramos esse ressuscitado no meio da assembleia, com os irmãos.” – ressaltou o pároco mostrando a importância da vida em comunidade.

Outro erro de Tomé foi o da dúvida da presença de Cristo no meio dos irmãos, lembrou o frade que o fato do Apóstolo querer colocar o dedo nas chagas do ressuscitado é sinal da incerteza da entrega generosa de Cristo. “Chagas que significam doação, entrega, generosidade, amor tudo de bom que pode acontecer quando temos uma vida comunitária. E vocês, voluntários, são sinais dessa entrega!” – explicou.

O ultimo erro se manifesta naquele dito popular atribuído ao apóstolo “eu só acredito vendo”. Disse Frei Paulo que, num mundo individualista, corremos o grande risco do desânimo, no qual nos prendemos somente às coisas negativas, querendo primeiro ver para crer. Comentou que alguns erros foram cometidos durante a Festa, mas que devemos nos prender no que deu certo: “A festa foi linda! O que nos alegra é que a cada Festa a gente tem melhorado”. Ainda ensinou que se já acreditando nos dedicarmos tudo tende a dar certo.

Também agradeceu a participação assídua de todos em cada celebração da Programação Religiosa na Festa: “Este ano nos alegramos nestes dois aspectos, todas as missas, todas as celebrações estavam lotadas. As pessoas estavam participando com fé, louvor, devoção, participação. Nossa festa foi completa!”.

No final da celebração, o coordenador do CPC da Paróquia, o Sr. Nivaldo Schmitt, agradeceu a todos pela festa e transmitiu a gratidão de um casal que veio do Maranhão prestigiar a festa e ficaram encantados com o tamanho e a beleza dos festejos que contemplaram em Gaspar. Ainda emocionou a todos ao mostrar seu terço, o qual rezou pelos voluntários da festa.

Frei Paulo Moura ainda proferiu seu agradecimento pessoal:

Gostaria de agradecer de todo o meu coração, em nome de nossa Fraternidade e do Conselho de Pastoral da Comunidade da Matriz, a Deus, a Nossa Senhora Aparecida, a São Pedro, a São Francisco e Santa Clara, a Dom Rafael, Frei César, Religiosos, autoridades civis, aos Festeiros, Voluntários, Doadores, as Comunidades, Pastorais e Movimentos, equipes litúrgicas, Coral Santa Cecília e Banda São Pedro, Imprensa e todos que participaram da 167ª Festa de São Pedro Apóstolo. Foi um sucesso total, absoluto e extraordinário em todos os sentidos, tanto no aspecto religioso quanto nos festejos populares e sociais. Esta é a Igreja de Jesus Cristo: Discípula-Missionária, Misericordiosa, Inclusiva, em Saída e com ‘Cheiro de ovelhas’, que caminha com fé e devoção, servindo a Deus e aos irmãos em Fraternidade. Resumindo numa palavra: GRATIDÃO a Deus e a todos. Muito obrigado! Que Deus abençoe cada um de vocês e suas famílias!”

Todos os presentes foram convidados para a confraternização dos voluntários no Salão Cristo Rei, onde aconteceu uma ceia para todos aqueles que trabalharam nos dias da Festa. Com muita alegria e gratidão encerrou-se oficialmente a 167ª edição da tradicional Festa de São Pedro Apóstolo de Gaspar.