Semana de oração pela unidade dos cristãos
Leonor Darós
Ser ecumênico educa para o diálogo, para a fraternidade e para o respeito. Cria um clima de escuta da Palavra de Deus e uma disposição para a partilha. A busca da unidade contribui para a superação dos preconceitos e favorece o cultivo do diálogo afetuoso. Ser ecumênico é essencial para a credibilidade do Cristianismo. Jesus orou para que todos sejam um e o mundo possa crer (Jo 17,21).
Unidos em Cristo e em comunhão com a Igreja Luterana e a Igreja Assembleia de Deus, a Paróquia São Pedro Apóstolo, de Gaspar, realizou no dia 10 de maio de 2016, um Culto Ecumênico para celebrar a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.
Simbolizando o compromisso para ser sal da terra e luz do mundo, durante a celebração, os fiéis foram convidados a experimentar uma pitada de sal e acender uma vela no Círio Pascal.
Envolvidos com a Campanha Maio Amarelo, projeto que procura orientar para a educação no trânsito, várias entidades do nosso município também participaram da celebração. Fizeram-se presentes o Lions, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Polícia Militar, Ditran e agentes de trânsito.
O Coral Santa Cecília animou o culto e o rito da celebração foi dividido entre o Pároco Frei Paulo, Frei Lindolfo, acompanhados pelo Pastor Alessandro Lung, da Assembleia de Deus e o Pastor Horst Lumke, da Igreja Luterana.