Notícias › 09/04/2014

Encontro “Amigos de São Francisco e Santa Clara”

Mais uma vez, neste ano de 2014, a Fraternidade da Ordem Franciscana Secular da Paróquia de Gaspar fez o Encontro dos “Amigos de São Francisco e Santa Clara”.

Ocorreu no dia 30 de março, tendo início com a Santa Missa na Igreja Matriz. Após a missa os participantes foram recepcionados com um saboroso café no Salão Cristo Rei, onde se realizou o encontro.

Frei Paulijacson Pessoa de Moura, OFM, que atualmente trabalha em nossa Paróquia, com muita sabedoria abordou o tema: “Alegria, Júbilo, Felicidade, Tristeza e Humorismo Franciscano”. Em outras palavras, a “Alegria Franciscana”.

A alegria sempre acompanhou São Francisco de Assis. Ele foi um homem de alegria espontânea e vibrante. Por isso, toda a espiritualidade franciscana está marcada, impregnada por intensa alegria.

A alegria franciscana tem origem divina, em Jesus Cristo, ela é permanente. Francisco e Clara se encontraram com Jesus e se transformaram. Eles eram alegres e felizes porque não estavam centrados em si mesmos, mas em Jesus Cristo.

Após a explanação, discutiu-se em grupos e colocou-se em plenário os modos de manifestação da alegria franciscana: Jesus Cristo, Fonte de Alegria; Alegria na Ação; Alegria nas Atitudes; Alegria diante da Criação; Alegria na Fraternidade; Alegria na Pobreza; Alegria no Sofrimento e Alegria na Liberdade.

A animação do encontro foi a encargo de Luiz Otávio Bastiani, um dos animadores da Equipe de Liturgia da nossa paróquia. Felipe dos Santos, um dos Amigos de São Francisco, fez uma animada brincadeira, com distribuição de prêmios.

Frei Germano Guesser, OFM, Assistente da Ordem Franciscana Secular e Pároco da Paróquia São Pedro, falou sobre o que marcou muito a sua vida no seminário: os encontros regionais entre os Frades de outras Fraternidades, caracterizados pela alegria por uma alegria contagiante.

Frei Germano agradeceu a presença de todos e deu a benção de São Francisco.

O encontro encerrou-se com um delicioso almoço.

Paz e Bem!
Gertrudes Crescencia Spengler