As 12 promessas da devoção ao Sagrado Coração de Jesus
Em 1673, uma religiosa francesa chamada Margarida Maria Alacoque teve uma revelação privada de Jesus, na qual Ele pediu à Igreja que honrasse seu Sagrado Coração.
Em particular, Jesus fez a Santa Margarida Alacoque 12 promessas específicas a todos os que venerassem e promovessem a devoção ao Sagrado Coração.
Jesus disse a Santa Margarida: “Eis o coração que tanto amou os homens, que nada poupou, mesmo se exaurindo-se e consumindo-se, a fim de testemunhar o seu amor. Eu prometo que meu coração se expandirá para derramar em abundância a influência do Seu Amor Divino sobre aqueles que assim o honrarem e fizerem com que seja honrado.”
Todo o propósito dessa devoção é aproximar a pessoa do coração de Cristo. Se uma pessoa espalha a devoção ao Sagrado Coração, é natural que ela esteja mais próxima de Deus.
Mas se essa devoção for observada de maneira supersticiosa, ou seja, negligenciando-se a necessidade de viver uma vida virtuosa, as promessas de Jesus ficam nulas e sem efeito.
Jesus quer que descansemos em seu coração, como São João, e a devoção ao Sagrado Coração é uma oportunidade para encontrá-lo mais do que apenas aos domingos, além de aprofundar nosso amor por ele.
As 12 Promessas da devoção ao Sagrado Coração
- Darei a eles todas as graças necessárias em seu estado de vida.
- Estabelecerei a paz em suas casas.
- Eu os confortarei em todas as suas aflições.
- Serei o refúgio seguro deles durante a vida e, acima de tudo, na morte.
- Darei abundantes bênçãos a todos os seus empreendimentos.
- Os pecadores encontrarão em meu coração a fonte e o infinito oceano de misericórdia.
- As almas mornas se tornarão fervorosas.
- As almas fervorosas devem rapidamente se elevar à alta perfeição.
- Abençoarei todos os lugares em que uma imagem do meu coração for exposta e honrada.
- Darei aos sacerdotes o dom de tocar os corações mais endurecidos.
- Aqueles que promoverem essa devoção terão seus nomes escritos em meu coração.
- Prometo-lhe, com excessiva misericórdia do meu coração, que meu amor todo-poderoso concederá a todos os que receberem a Santa Comunhão nas primeiras sextas-feiras em nove meses consecutivos a graça da perseverança final; eles não morrerão em desgraça, nem sem receber seus sacramentos. Meu divino coração será seu refúgio seguro neste último momento.