Paróquia São Pedro Apóstolo - Gaspar, SC

Notícias › 26/06/2015

Quentão, quadrilha, fogueira… E viva São Pedro!

alto

Moacir Beggo

Gaspar (SC) – A Festa de São Pedro Apóstolo teve uma noite bem junina nesta quinta-feira (25/6). Frei Germano Guesser, o pároco, e Frei Evaristo Spengler, o pregador, abençoaram o Bolo gigante de São Pedro, enquanto a quadrilha de jovens dos colégios Universitário e Madre Francisca Lampel abriu os festejos populares do dia. Para compensar o frio neste início de inverno – a frente fria já foi embora – muito quentão, vinho quente, pastéis, churrasco e cachorro quente. No salão principal, o rodízio de sopas acabou mais cedo, surpreendendo os organizadores da festa.  E para a festa ficar completa, foi o dia de acender a fogueira no pátio mais próximo do estacionamento.

cachorroUm aspecto muito importante desta festa é a dedicação e a qualidade com que os produtos são preparados. Por exemplo, o cachorro-quente. Por aqui, não basta uma salsicha, milho verde, batata palha ou purê de batata como acontece em cidades do Sudeste e Nordeste. Só tem saída o verdadeiro cachorro-quente alemão.

irmas

Ema (avental vermelho), Ignez (preto), e Alma (branco) com o sobrinho Valtair.

A teoria mais comum é que o sanduíche nasceu no século XIX, na Alemanha, quando um açougueiro e produtor de linguiças, Johann Georghehner, batizou a receita em homenagem a seu cãozinho da raça basset. Mas esse lanche ganhou notoriedade nos Estados Unidos. No sul do Brasil, contudo, diz-se que o verdadeiro cachorro-quente alemão é aquele que é acompanhado com chucrute e molho de tomate.

Nesta festa, contudo, esse prático, rápido e delicioso lanche é feito por uma família de italianos. As irmãs Ignez, Ema e Alma Marchi têm a ajuda do sobrinho Valtair Marchi para prepararem o verdadeiro chucrute. Na bagagem desse trio, uma experiência de 20 anos dedicados à festa. “É bem trabalhoso preparar o chucrute. Seria mais fácil colocar o repolho no sanduíche, mas prezamos pela qualidade e por aquilo que é original. Assim, o resultado está garantido”, explicou Ignez.  O resultado pôde ser visto à noite com a fila para comprar a ficha por um lanche.

LEIA MAIS: Primeiro dia do Tríduo da Festa de São Pedro.

IMAGENS DA QUADRILHA, PREPARAÇÃO E FOGUEIRA

X