Paróquia São Pedro Apóstolo - Gaspar, SC

Artigos e reflexões › 27/04/2020

Papa: leiam o Evangelho todos os dias

O Papa Francisco afirmou hoje que todo católico deve ter o hábito de ler o Evangelho, alguns minutos, todos os dias.

O Santo Padre falou da importância de ler a Bíblia após rezar o Regina Caeli neste domingo, no Vaticano. Esta cerimônia, mais uma vez, foi privada por causa da pandemia do coronavírus.

Já disse a vocês várias vezes e gostaria de dizer novamente, como é importante adquirir o hábito de ler o Evangelho, alguns minutos, todos os dias. Carreguemos o Evangelho conosco no bolso, na bolsa. Que esteja sempre perto de nós, inclusive fisicamente, e lê-lo um pouco todos os dias.

O Papa lembrou ainda a importância de rezar o Terço no mês de maio. Para fortalecer essa iniciativa, Francisco divulgou duas orações para serem rezadas após o Terço.

Nossa Mãe nos ajudará a enfrentar com mais fé e esperança o tempo de provação que estamos atravessando.

Regina Caeli

No Regina Caeli deste domingo, o Papa Francisco comentou o Evangelho do dia (Lc 24,13-35), que traz o episódio dos dois discípulos de Emaús.

Francisco explicou que trata-se de duas viagens: uma fácil de dia, e outra cansativa de noite. No entanto, observou, a primeira se dá na tristeza, a segunda na alegria.

Na primeira se tem o Senhor que caminha ao lado deles, mas não o reconhecem; na segunda não mais o veem, mas sentem sua proximidade. Na primeira encontram-se desanimados e sem esperança; na segunda correm para levar aos outros a bela notícia do encontro com Jesus Ressuscitado.

Os dois diferentes caminhos daqueles primeiros discípulos dizem a nós, discípulos de Jesus hoje, que na vida temos diante de nós duas direções opostas: tem-se o caminho de quem, como aqueles dois na ida, se deixa paralisar pelas desilusões da vida e segue adiante triste; e se tem o caminho de quem não coloca em primeiro lugar a si mesmo e seus problemas, mas Jesus que nos visita, e os irmãos que esperam a sua visita.

Eis a reviravolta, indicou o Papa: “deixar de orbitar em torno do próprio eu, das desilusões do passado, dos ideias não realizadas, e seguir adiante olhando para a realidade maior e verdadeira da vida: Jesus vive e me ama”.

Encontrando Jesus: os dois de Emaús primeiro lhe abrem seus corações; depois o escutam explicar as Escrituras; depois, convidam-no a casa.

São três passagens que também nós podemos fazer em nossas casas: primeiro, abrir o coração a Jesus, confiar-lhe os pesos, as fadigas, as desilusões da vida; segundo, ouvir Jesus, tomar o Evangelho em mãos, ler hoje mesmo esta passagem, no capítulo vinte e quatro do Evangelho de Lucas; terceiro, pedir a Jesus, com as mesmas palavras daqueles discípulos: ‘Fica conosco, Senhor’ (v. 29): com todos nós, porque precisamos de Ti para encontrar o caminho.”

“Que Nossa Senhora, Mãe do caminho, que acolhendo a Palavra de Deus fez de toda sua vida um ‘sim’ a Deus, nos indique o caminho”, pediu o Papa à Virgem Maria.

*Com informações de Vatican News.

X