Paróquia São Pedro Apóstolo - Gaspar, SC

Artigos e reflexões › 17/03/2020

Padre brasileiro em Roma: “Você, no Brasil, não brinque com esta situação”

O pe. Rafhael Maciel, que pertence ao clero de Fortaleza, no Ceará, está desde 2017 morando e estudando no Colégio Pio Brasileiro, em Roma, junto com outros 70 padres de várias partes do Brasil. Conforme a determinação do governo italiano, eles também estão em quarentena.

Ao blog católico Ancoradouro, publicado pelo jornal cearense O Povo, o padre falou da atual situação crítica na Itália:

“A Itália está fazendo tudo o que é possível para conter a epidemia. Por isso as notícias que chegam até vocês, de ruas que estão vazias, de igrejas sem missa… Foram atitudes drásticas que o governo precisou tomar”.

O sacerdote afirmou que, se o governo brasileiro tomar medidas semelhantes, é necessário segui-las com responsabilidade para proteger a saúde própria e dos outros:

“Você, no Brasil, não brique com esta situação”.

Ele diz que, além de reforçar os bons hábitos de higiene, é uma oportunidade para retomar o hábito de rezar em casa com a família:

“Retome o bom costume de rezar em casa com os seus, costume perdido há um bom tempo. Será que foi preciso uma peste para redescobrirmos algo tão bonito entre nós, que é a oração em família? Façamos, de fato, esse tempo de penitência, de jejum e de oração. A caridade fraterna maior agora é preservarmos uns aos outros dessa epidemia”.

O missionário da Misericórdia enfatizou ainda o cuidado necessário com os idosos e pediu que cada um faça a sua parte, além de suplicar a bênção de Deus e a intercessão dos santos protetores contra pestes e epidemias, como São Roque e São Sebastião, além de São José e de Nossa Senhora.

X