Artigos e reflexões › 24/08/2023

O que foi a Assunção de Nossa Senhora?

Imagem da Assunção de Nossa Senhora.

“Pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma dignamente revelado, que a Imaculada Mãe de Deus e sempre Virgem Maria, terminando o curso de sua vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial”. (Constituição apostólica “Munificentissimus Deus” (M.D DE Pio XII – primeiro de Novembro de 1950).

O que foi a Assunção de Nossa Senhora?

Sabemos que Jesus subiu aos céus, de Corpo e de Alma, com suas próprias forças, após a sua morte. Maria, por sua vez, não subiu sozinha aos céus, mas sim pelos méritos que Jesus alcançou na cruz, com a força do Pai através dos anjos. A assunção, então, foi a glorificação corporal, ou seja, a subida antecipada de Nossa Senhora de corpo e alma ao céu. Antecipada pois a nossa glorificação corporal acontecerá no fim dos tempos, e não no momento em que morremos.
“Na visão beatífica, conhece cada um de nós de modo individual e pessoal.
Estando no céu com seu Corpo, (glorificado como o de Cristo), Maria mantém para conosco uma “contratualidade” física e uma capacidade afetiva das quais os outros santos estão atualmente privados. Assim, tem um conhecimento materno ardente e preciso, mas íntimo do que o dos demais bem-aventurados.”

Dá uma conferida nas nossas mídias!

Fique por dentro de tudo que acontece na nossa paróquia!