Paróquia São Pedro Apóstolo - Gaspar, SC

Artigos e reflexões › 18/05/2020

O Papa Francisco rezou de modo especial pelos profissionais da limpeza

Na Missa deste domingo, 17 de maio, o Papa Francisco abençoou de modo especial os trabalhares da limpeza nos hospitais, casas e ruas:

“Hoje, a nossa oração é pelas muitas pessoas que limpam os hospitais, as ruas, que esvaziam as lixeiras, que passam pelas casas para recolher o lixo: um trabalho que ninguém vê, mas que é necessário para sobrevivermos. Que o Senhor os abençoe e os ajude”.

É o caso, aliás, de recordar que várias basílicas de Roma foram desinfetadas nos últimos dias graças ao trabalho desses profissionais, incluindo as quatro Basílicas Papais: São Pedro, Santa Maria Maior, São João de Latrão e São Paulo Extramuros. Com as medidas de precaução sanitária, as Missas com a presença física dos fiéis estão reautorizadas na Itália a partir desta segunda-feira, 18.

Andrea Arcangeli, diretor adjunto da Diretoria de Saúde e Higiene do Governatorado da Cidade do Vaticano, informou mediante o Vatican News como é realizado o processo de desinfecção. Ele detalhou, por exemplo, que foi usada “a solução clássica de limpeza com os habituais detergentes, sabões e água. Em seguida, é necessário usar as substâncias nebulizadas nas superfícies, com o objetivo de reduzir significativamente a quantidade de carga bacteriológica e viral“.

A Igreja reconhece e homenageia os profissionais da limpeza há séculos. Um de seus padroeiros é ninguém menos que “o santo da vassoura”, São Martinho de Lima.

X