Destaque 2, Notícias › 29/03/2016

Print This Post

Missa do lava-pés com a catequese

Lava-pés

 

 

 

 

 

O Tríduo Pascal iniciou como em todos os anos com a missa da Instituição da Eucaristia e do Lava-Pés com nossos catequizandos e comunidade em geral. Nosso pároco, Frei Paulo Moura, foi o presidente da celebração e antes mesmo de iniciar, conduziu toda a assembleia a uma animação através de músicas organizadas com a equipe litúrgica. Crianças, adolescentes, pais e idosos entraram em sintonia com os cantos “O rei Davi” e “O Senhor tem muitos filhos”.

Além dos leitores, ministros e do presidente da celebração, a procissão de entrada, contou também com 12 catequizandos trajados com vestes que representavam os doze apóstolos de Cristo. Frei Paulo motivou a todos com o propósito da celebração, que era recordar a instituição da Eucaristia, do sacerdócio, assim como o exemplo do serviço, simbolizado pelo Lava-pés. Como esta celebração é festiva, todos foram convidados a cantar “Erguei as mãos e dai glória a Deus” também através de gestos.

Após as leituras e pregação feita pelo pároco, sentado entre as crianças, iniciou-se o ritual do Lava-pés onde todos puderam acompanhar e cantar a canção “Jesus erguendo-se da Ceia”. Após o ritual, a missa prosseguiu como de costume até que, na distribuição da Eucaristia, os catequistas distribuíram aos que não fizeram a Primeira Comunhão os pãezinhos ázimos, enquanto os demais foram recebendo a Sagrada Comunhão.

Antes de terminar a celebração, como sendo o dia da instituição da Eucaristia, Frei Paulo percorreu o interior da matriz com a hóstia consagrada no ostensório abençoando a todos.

Luiz Otávio Bastiani