Comunidade São Judas Tadeu

Bairro Porto Arraial
Dia do padroeiro: 28 de outubro
Data de fundação: 27/07/1988

Nossa Comunidade surgiu com o incentivo do Vigário Frei José Timermann  e Frei Aroldo Köhler em 1980. Nossa primeira missa foi realizada em um rancho da casa do Sr. Olimpio Bonetti, que cedeu cadeiras e bancos para a celebração. Ali já foi lançada a primeira semente.

Com o tempo, a residência tornou-se pequena. Então passou-se  a se fazer as celebrações  da palavra e da eucaristia na escola do Porto Arraial, assim denominada na época.

O primeiro ministro da comunidade foi o sr. José Hirineu Boettger;  a primeira catequista a sra. Hedevirges Hipolito; e o responsável pela liturgia foi o sr. Irineu Zabel, tendo a animação musical das celebrações  a cargo do sr. Hélio Zabel.

Neste período, começou-se  a discutir qual seria  o nome da Comunidade. Qual o santo ou santa seria o padroeiro (a)?

Em uma viagem que o senhor Arnoldo Boettger fez a Florianópolis, comprou uma imagem do “Santo das Causas Impossíveis” e que também   foi discípulo de Jesus: São Judas Tadeu. Ele presenteou os membros da comunidade, que a partir daquele momento denominaram a comunidade de São Judas Tadeu.

Em 1986, a escola Porto Arraial foi construída e ganhou a denominação de Escola de Educação Básica Professor Vitório Anacleto Cardoso. Os cultos e Missas começaram a ser realizados nesta nova escola.

Em 1988, as Missões de Gaspar contemplaram a Comunidade, recebendo os missionários Frei Olivo Marafon, Frei João Mannes e Ir. Mariza. Ali a comunidade começou se a se organizar, criando o Conselho que ficou assim constituído : presidente Olimpio Bonetti e esposa; vice-presidente Mario José Werner e esposa; conselheiro sr. João Fabiano Nagel e esposa; ministro da eucaristia sr. José Hirineu Boettger; o secretário sr. Arnoldo Boettger e a catequista a sra. Hedevirges Hipolito.

Visando arrecadar fundos para uma futura capela, sempre eram feitos bingos sempre após o dia 10 de cada mês. Sempre estava presente o vigário Frei José Lino. Em outubro do mesmo ano foram formados grupos de reflexão. No ano de 1990, iniciou-se o calendário anual da Comunidade São Judas Tadeu completo e o primeiro planejamento para a Festa do Padroeiro São Judas Tadeu. A realização desta festa, contudo, foi por volta do dia 28 de outubro ainda na escola.

Neste período foram criados os grupos de jovens. Em março de 1994 foi comprado e acertado o preço do terreno para a construção da capela, que seria paga em cinco anos. Este terreno era do sr. José Hirineu Boettger.

Em agosto de 1995 foi realizada a primeira missa às 16 horas e a primeira Festa na nova cede da Comunidade foi em setembro de 1995.

Em 23 de julho de 2011, às 19horas, a Comunidade São Judas Tadeu teve a Honra em receber nosso Bispo da Diocese de Blumenau,  Dom José Negri. Temos aproximadamente 500 famílias na Comunidade São Judas Tadeu, 120 catequizando, 8 catequistas ,4 grupos de reflexão, 1 grupo de idosos, Sagrado Coração de Jesus, 4 equipe de liturgia, 4 ministros, 1 grupo de canto, e pastoral do dizimo.

Um dos motivos do sucesso de nossa comunidade é a evangelização. Dentro destas famílias surgiu uma vocação religiosa e hoje se faz presente em nossa Comunidade: Ir. Carine Zendron. Desde sua infância fez parte da comunidade como coroinha, grupo de canto, animando e fortalecendo no seu compromisso cristão.