Paróquia São Pedro Apóstolo - Gaspar, SC

Artigos e reflexões › 22/07/2020

Como aceitar que a doença faz parte dos planos de Deus para nós

Quando ficamos doentes, especialmente se a doença for mais grave, pode ser difícil aceitá-la como parte do plano de Deus para nós. Podemos até ser tentados a desconfiar de Deus, culpando-o pelo nosso estado atual de saúde.

No entanto, embora nunca possamos realmente saber o motivo pelo qual Deus permite que certos males ocorram, podemos ter certeza de que ele faz isso para nosso benefício eterno.

Às vezes não gostamos de ouvir isso, mas devemos nos lembrar que as doenças acabam aproximando as pessoas de Deus.

Precisamos recorrer à oração para pedir a ajuda de Deus, a fim de aceitarmos nossa doença. Aqui está uma prece adaptada do devocionário em inglês Golden Manual que se concentra nesse aspecto e nos auxilia a resignar-nos à misteriosa vontade de Deus:

“Senhor, eu aceito esta doença e me resigno inteiramente à tua vontade. Senhor, submeto-me a todas as dores e inquietações desta minha doença, pois tu és justo, ó Senhor, e teu julgamento é correto.

Senhor, entrego a ti tudo o que agora sofro, ou aquilo que ainda precisarei sofrer para me unir aos sofrimentos do meu Redentor e ser santificado por tua Paixão.

Senhor, desejo louvar-te para sempre, tanto na doença quanto na saúde; quero unir meu coração e minha voz com toda a Igreja, louvando-te para sempre. Amém.”

*Com informações de Aleteia.

X