Notícias › 02/07/2016

A Banda São Pedro celebra 70 anos

banda

Moacir Beggo

Gaspar (SC) – Festa religiosa sem banda, não é festa. Em Gaspar, a Banda Sinfônica do Clube Musical São Pedro está em atividade há 70 anos. Esse momento histórico será celebrado no dia 7 de julho, às 20 horas, com o “70 anos In Concert” no Salão Cristo Rei, local onde foi assinada a primeira ata de criação da então Sociedade Musical São Pedro no dia 16 de junho de 1946.

Esta Festa de São Pedro será um momento de Ação de Graças, dos músicos e da cidade, pela intuição que Frei Godofredo Sieber teve em 1946 de se criar uma banda para abrilhantar a Festa de São Pedro.

Dessa data que se comemora, o músico e regente João Batista Bohn tem 90%, pois ingressou na banda em 1956, há 60 anos. Em 1986, foi eleito maestro da banda. “Nossos reais objetivos são a difusão da cultura musical em nosso município”, escreveu no livro comemorativo do Jubileu de Ouro do Clube Musical.

Neste concerto, João Batista estará no meio de jovens músicos com seu clarinete, incentivando e mostrando um caminho nem sempre glamoroso de quem escolhe o mundo artístico. Nos 50 anos, João Batista falava dos sacrifícios dispensados por um grupo de voluntários para que a banda sobrevivesse ao longo desses anos, especialmente nas últimas décadas, quando a cultura musical sofreu grandes transformações, como relata no seu livro.

banda2

Segundo o presidente Wagner Antunes, o Clube, que conta com 35 integrantes de 12 a 86 anos, recebe uma ajuda financeira da Prefeitura de Gaspar, mas para realizar este concerto, ganharam um patrocínio e promoveram um pedágio para arrecadar fundos. “Oferecemos aulas de música gratuitamente à comunidade desde que os alunos toquem na banda”, adianta o presidente, informando que para este concerto a banda vem ensaiando desde fevereiro e vai apresentar um repertório erudito e popular, sob a regência da maestrina Jaqueline Rangel.

O ingresso custa apenas R$ 10,00 e um quilo de alimento. As doações serão destinadas aos centros de recuperação Monte das Oliveiras e Novo Rumo. O evento terá ainda a participação do Coro Misto Santa Cecília, de Gaspar, e do Coral Santa Terezinha, de Blumenau. Também está confirmada a presença da cantora Tati Rachadel e de bailarinas da Associação Amigos da Dança, além do bailarino Deniel Mazzi, de Blumenau.

banda3

A Congregação Mariana, presidida por Bertoldo dos Santos, deu o impulso para criação da Sociedade Musical São Pedro no dia 16 de junho de 1946 a pedido de Frei Godofredo Sieber. Na ata da criação, a reunião foi feita no Salão Cristo Rei, quando 25 voluntários se apresentaram para esta iniciativa musical em Gaspar.  O primeiro regente do Clube foi Eurides Luiz Polli e a primeira apresentação oficial aconteceu dois anos após a fundação do clube, em junho de 1948, na festa de Santo Antônio, no bairro Alto Gasparinho. Em 1975, o Clube Musical São Pedro foi declarado de utilidade pública.

Hoje a banda participa de eventos religiosos da Paróquia, de comemorações cívicas, de inaugurações e recepção a autoridades, de retretas na praça, de concertos de Natal e Ano Novo.

banda4